Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMIGOS DO PEITO

Criança para fora e Fábio Jr com medo: Tudo sobre cena mais marcante do Balão Mágico

REPRODUÇÃO/STAR+

Fábio Jr. com as crianças da Turma do Balão Mágico dentro de um carro, no clipe de Amigos do Peito

Fábio Jr. com as crianças da Turma do Balão Mágico no clipe de Amigos do Peito, em 1984

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 15/7/2023 - 6h25

Um dos momentos mais marcantes e memoráveis da história do Balão Mágico é o clipe da música Amigos do Peito, que teve Fábio Jr. em uma participação especial. No vídeo, o cantor dirige um calhambeque com os quatro astros mirins --Simony, Mike Biggs, Vimerson Cavanillas (o Tob) e Jair Oliveira (o Jairzinho)-- ao seu redor. Fábio confessou ter sentido receio por transportar os meninos no carro, em condições um tanto precárias. Um deles passou o trajeto inteiro para fora, pendurado na porta do veículo.

Na época de auge do Balão Mágico, vários artistas renomados da MPB gravaram participações em músicas infantis, como Djavan e Roberto Carlos. Fábio Jr. também foi convidado para cantar com os integrantes do Balão e não pensou duas vezes para aceitar. "Quando me chamaram, me senti o máximo", disse ele, em depoimento ao documentário A Superfantástica História do Balão, disponível no Star+.

O clipe consiste em uma apresentação dos quatro integrantes da Turma do Balão Mágico, que havia incorporado Jairzinho, e do "novo amigo" deles, Fábio Jr. O cantor passa de carro para pegar as crianças e as leva para um passeio por uma estrada no meio da mata, no bairro do Joá, Rio de Janeiro.

A gravação parecia simples, mas deu trabalho. "Uma coisa incrível. Quase morri, porque o calhambeque ia descendo, e eu correndo atrás, me segurando junto com o câmera pra gravar. Mas foi simpático, foi bacana", disse Eddy Newton (1943-2023), diretor do programa Balão Mágico na Globo.

Fábio Jr. se lembrou da pressão e de um certo medo que sentiu pela responsabilidade de dirigir com as crianças mais famosas do Brasil no carro. "Eles [eram] desse tamanico. [O diretor falou]' Fábio, pelo amor de Deus, você dirige esse trem direito?'. Falei: 'Deixa comigo, porra'. Mas é [expressão de tensão]... Mas deu tudo certo", disse ele.

Jairzinho, por sua vez, notou algo absurdo ao rever as imagens em retrospecto: "É uma coisa tão interessante. Você vê hoje aquela cena antológica, e o Mike pra fora do carro, segurando na porta! Ninguém de cinto de segurança. Uma coisa absolutamente da época".

Outra coisa que o cantor credita como algo comum para a época, nos anos 1980, era o tratamento dado pelos diretores aos integrantes do Balão. Ele se recorda de ter recebido uma bronca por não estar rendendo o que precisava no vídeo, algo pesado para uma criança.

"A gente estava ali gravando com o Fábio Jr., de quem eu era muito fã. Eu ainda estava muito preso, muito tímido. Aí eu lembro que rolou aquele 'corta!' e já veio aquela bronca. Os diretores não tinham muito a coisa de 'é criança' [no sentido de pegar mais leve, tratar diferentemente de um adulto]. É 'vamos que eu preciso tirar isso de você'. Claro que pra trabalhar com criança você precisa ter uma compreensão diferenciada. Mas a gente tinha que pegar isso rápido.".

A Superfantástica História do Balão tem três episódios que lembram a história do Balão Mágico, da ascensão ao declínio, além de contar o que aconteceu com os integrantes após o fim do grupo. A atração está disponível na íntegra no streaming Star+.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.