Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Thiago Castanho

Cozinheiro galã supera a timidez e estreia em reality show da TV paga

Eliana Rodrigues/GNT

O chef Thiago Castanho foi escolhido pelo GNT para comandar o reality Cozinheiros em Ação - Eliana Rodrigues/GNT

O chef Thiago Castanho foi escolhido pelo GNT para comandar o reality Cozinheiros em Ação

FERNANDA LOPES

Publicado em 10/8/2017 - 6h03

Thiago Castanho fala baixo, calmamente, medindo as palavras. A atitude pacata e até introvertida não lembra em nada alguns dos chefs de cozinha de destaque na TV, conhecidos pela aspereza. Mas é justamente nesse meio que ele entrou: Castanho estreia nesta quinta (10) como apresentador da nova temporada do Cozinheiros em Ação, que traz disputas entre amadores no GNT.

O chef de 29 anos já vinha se destacando pelo desempenho de seu restaurante premiado, em Belém, Estado do Pará. Tanto que fez participações em outros dois programas da TV aberta. Ele cozinhou ao lado de Ana Maria Braga no Mais Você em 2014 e desafiou os participantes do MasterChef Brasil a replicarem uma receita sua em maio deste ano.

Em ambas as ocasiões, a aparência de Castanho chamou a atenção. Nas redes sociais, ele foi chamado de galã e recebeu diversas cantadas. Telespectadores também repararam no jeito tímido do chef, mas ele jura que já aperfeiçoou bastante seu lado comunicativo.

"A prática [na TV] ajuda, a gente começa a meter a cara. É igual cozinhar, a gente começa cortando cebola torto, depois aprende. Cada vez que apareço me dá mais segurança, posso brincar, ser eu mesmo. [Por isso] Foram importantes essas prévias. As primeiras vezes não são fáceis, mas com o tempo tudo melhora. E acho que estou preparado também para o rótulo de galã. Sou uma pessoa tranquila, não vou viajar por causa disso", declara.

eliana rodrigues/gnt

Thiago Castanho conversa com os jurados do Cozinheiros em Ação durante as gravações

Estreante e empolgado
Castanho entrou para o elenco do GNT como substituto de três apresentadores. Ele foi anunciado para comandar o Cozinheiros em Ação em 12 de abril deste ano, após a saída de Olivier Anquier e de "questões contratuais", segundo comunidado do próprio GNT, impedirem os chefs Jefferson e Janaína Rueda de comandarem o programa. Eles haviam sido confirmados como novos apresentadores em 29 de março.

O chef paraense conta que chegou a recusar outros convites para programas culinários anteriormente (como o Hell's Kitchen - Cozinha Sob Pressão, no SBT). Mas agora se sentiu preparado.

Ele treinou uma equipe para comandar seu restaurante em Belém e foi para o estúdio sem ter inspirações claras de outros apresentadores gastronômicos. Castanho só sabia que queria adotar uma postura mais acolhedora e menos grosseira com os participantes.

"A gente acaba criando amizade com os cozinheiros, isso é ruim (risos). Existem críticas que destroem muito, e outras que fazem a pessoa pensar. A parte negativa e crítica num reality também é legal, só tem que saber como fazer isso", opina.

Agora que se sente mais à vontade na TV, o chef já pensa em ampliar suas atividades na mídia. Ele quer criar conteúdo para internet ("Não sei como ainda, mas o caminho é ser multimídia") e também trabalha no projeto de um novo programa, em que pretende mostrar suas receitas e origens amazônicas.

"A gente já está com outro programa meio que engatilhado, tentando fazer com que seja gravado em Belém. Como eu gosto também do lance de viagem, talvez seja nesse caminho e aconteça lá na Amazônia. Já estamos trabalhando nisso", promete. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.