Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA POR IBOPE

Com Pânico na cola, GloboNews tenta colocar Andréia Sadi em maratona na TV

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Andréia Sadi na GloboNews

Andréia Sadi no Estúdio i de quarta (3): GloboNews faz teste para aumentar duração de programa

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 4/5/2023 - 7h00

Para combater o avanço do Pânico no horário do almoço, a GloboNews estuda mudanças na programação. Campeã de audiência do canal de notícias, Andréia Sadi pode ter de encarar uma maratona diária e ficar quase quatro horas ao vivo para bater a Jovem Pan. A direção discute a situação e a viabilidade de dar mais 30 minutos para o Estúdio i nas próximas semanas. 

Um teste inesperado foi feito nesta quarta (3). Por causa da operação da Polícia Federal que investiga fraude em cartões de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Estúdio i começou às 12h30, meia hora antes de seu início normal porque o ex-presidente entrou ao vivo no Pânico para falar sobre o caso.

Sem aviso prévio da mudança, Sadi conseguiu dobrar a audiência das 12h30 às 13h em relação aos últimos dias do Conexão, alcançando 0,6 ponto. Na média, o Estúdio i conseguiu vencer a Jovem Pan 0,9 a 0,6. A CNN Brasil conseguiu 0,3 ponto e o BandNews ficou em último com 0,1.

A ideia é que o programa da GloboNews entre mais cedo ainda neste semestre. Nesta semana, Miguel Athayde, diretor responsável pelo canal de notícias da Globo, irá se reunir com membros do programa e com outros mandatários para saber se é possível esticar o Estúdio i. O Notícias da TV apurou com fontes dos bastidores do canal que existe rejeição a esse esticamento.

O medo é que esticar o programa provoque um desgaste e, consequentemente, uma queda em audiência. Hoje, o Estúdio i virou um case de sucesso na GloboNews tão grande que sua editora-executiva foi transferida para São Paulo para reforçar o Em Ponto, jornal comandado por Cecília Flesch, que tem perdido sistematicamente para a Jovem Pan.

O Pânico tem se tornado um problema cada vez maior. Com Bolsonaro nesta terça, a Jovem Pan chegou a atingir 0,8 ponto contra 1,1 ponto de pico da GloboNews, às 13h15. Em abril, o programa foi o único do horário do almoço a crescer no ibope e se fixou na vice-liderança entre canais de notícias da TV paga, derrotando a CNN Brasil. 

Segundo dados de audiência obtidos pelo Notícias da TV, a Jovem Pan teve 0,24 ponto de média, das 6h à 0h, entre os dias 1º e 30 abril. Os dados coletados são apenas de programas exibidos durante a semana (segunda a sexta), quando os canais de notícias exibem suas principais atrações. É um crescimento de 41% se comparado com janeiro, quando o canal obteve 0,17.

Todos os outros concorrentes caíram. A GloboNews saiu de 0,81, impulsionada naquele mês pelos atos golpistas de 8 de janeiro, para 0,62 --redução de 23,4%. Já a CNN Brasil, que mudou a programação e apelou para O Grande Debate na hora do almoço, viu seus números caírem de 0,20 em janeiro para 0,11 em abril. É uma redução de 45%. A BandNews também teve queda: de 0,06 para 0,03.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.