REJEITADO?
Reprodução/Record
Rodrigo Faro no Canta Comigo do último domingo (9); apresentador não luta mais por vice-liderança
Rodrigo Faro completou 16 anos como contratado da Record, mas não tem motivos para comemorar. Se, no início de sua jornada na emissora, o apresentador chegava a incomodar a Globo na audiência, atualmente ele não consegue sequer vencer Eliana, sua concorrente direta nos domingos. O comunicador enfrenta uma crise grave de imagem e uma rejeição do próprio público da emissora, que prefere trocar de canal a ver o Hora do Faro e o Canta Comigo.
O programa de auditório, que no passado lutava de igual para igual com Eliana no SBT, ainda não venceu a loira nenhuma vez em 2024 --no ano passado, as raras vitórias ocorreram por causa de A Fazenda, com o peão eliminado da semana participando de uma sabatina no palco da atração. Rachel Sheherazade, expulsa do reality rural por agressão, foi responsável pelos maiores índices da atração em 2023.
A Record, inclusive, decidiu apostar na própria Sheherazade para melhorar a situação de Faro no ibope. Como o Notícias da TV adiantou, a jornalista vai estrear um dominical em julho, para ser exibido entre 11h e 12h e substituir os desenhos da faixa. A ideia é entregar um público maior para o Hora, que já não terá mais Eliana como rival --ela deixa o SBT no próximo domingo (23).
O problema é que Rodrigo Faro ativamente afasta o público da emissora. Em três das últimas quatro semanas, ele teve menos audiência do que o Cine Maior, que o precede na grade. Ou seja: os espectadores até estão ali, mas decidem desligar a TV ou mudar de canal quando o apresentador aparece.
Já o Canta Comigo, que até consegue obter índices melhores do que o Hora do Faro, tem seguido os passos do MasterChef na Band e apresenta sinais de desgaste do formato --dividido entre a versão com adultos e a com adolescentes no decorrer do ano.
A sexta temporada, lançada em 14 de abril, ainda não foi vice-líder em nenhum domingo. Como antes a emissora exibia o Campeonato Paulista na faixa, os resultados fracos de Faro ficaram mais evidentes: de acordo com levantamento exclusivo da reportagem, a média do Canta Comigo está 47% abaixo da que o futebol havia anotado --a final do torneio, vale lembrar, rendeu a liderança isolada para a emissora de Edir Macedo.
Para piorar, a atração tem perdido público desde que Rodrigo Faro assumiu o comando da competição, em 2021 --de lá para cá, 28% da audiência foi embora. Na primeira temporada com o comunicador no lugar de Gugu Liberato (1959-2019), o reality teve média de 7,5 pontos na Grande São Paulo. Em 2022, cravou 7,0 pontos, que caíram para 6,4 no ano passado. Atualmente, a média parcial é de 5,4 --com tendência de queda.
O Notícias da TV apurou com fontes na Record que Rodrigo Faro também tem sido rejeitado pelo mercado publicitário. O departamento comercial da emissora enfrenta problemas para vender ações no Hora do Faro. Em maio, ele fechou um contrato milionário com uma casa de apostas --setor que tem anunciado massivamente na televisão para contornar questões éticas.
A situação é preocupante porque Faro sempre vendeu bem, o que poderia compensar a queda de audiência. Mas, sem público nem retorno financeiro, a batata do apresentador já começa a assar na Record.
No ano passado, ele havia revelado que ainda tinha mais um ano de contrato; ou seja, o acordo atual com a emissora vence em 2024. Não será surpresa para ninguém se uma eventual renovação vier acompanhada de uma nova redução do seu salário --que já havia caído pela metade no último acerto.
Em agências de publicidade, o que se comenta é que a imagem de Rodrigo Faro ainda não se recuperou de um episódio ocorrido em novembro de 2019, quando ele questionou ao vivo a audiência de seu programa durante uma homenagem a Gugu Liberato, que havia morrido dias antes. O público não perdoou o fato de ele estar mais preocupado com números do que com o luto.
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