Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM DEMISSÃO

CNN Brasil muda debatedores e repreende Gottino por 'excesso' com Gabriela Prioli

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Gabriela Prioli, Reinaldo Gottino e Tomé Abduch no quadro O Grande Debate de sexta-feira (27)

Gabriela Prioli, Reinaldo Gottino e Tomé Abduch no quadro O Grande Debate de sexta-feira (27)

REDAÇÃO

Publicado em 29/3/2020 - 17h53

A CNN Brasil divulgou nota oficial na tarde deste domingo (29) em que anuncia uma nova dupla de debatedores para o quadro O Grande Debate, do telejornal Novo Dia, após reclamações da comentarista Gabriela Prioli contra Reinaldo Gottino. A CNN repreendeu publicamente o apresentador, que interrompeu a fala de Gabriela em discussão na última sexta (27). "Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador", diz a nota.

No mesmo comunicado, Gottino pediu desculpas: "Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público".

Notícias da TV apurou que a tendência é a ruptura do contrato da advogada. Em nota, a CNN Brasil informou que o futuro profissional de Gabriela Prioli será decidido nos próximos dias. "Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado", disse a emissora no comunicado.

Durante a manhã, a comentarista fez um longo desabafo em suas redes sociais e afirmou ter sido constrangida pelo apresentador da atração. "Não posso legitimar que o achismo seja equiparado ao conhecimento científico nem contribuir para acirrar a polarização. Seguirei, por enquanto, dividindo com vocês as minhas análises nas minhas redes", escreveu ela.

No CNN Novo Dia de sexta, a advogada debateu com Tomé Abduch sobre a prisão domiciliar de Eduardo Cunha. Em certo momento, a advogada discutiu com Reinaldo Gottino. De acordo com fontes do Notícias da TV, o desentendimento com o jornalista foi a gota da água para Gabriela.

Ela já vinha demonstrando insatisfação com o horário do programa, exibido de segunda a sexta às 7h. Casada com Thiago Mansur, da dupla de DJs Jetlag Music, ela não estava conseguindo conciliar os horários do trabalho com o do marido. Além disso, a comentarista também estava insatisfeita com o nível e temas dos debates do quadro.

Os novos debatedores do quadro do Novo Dia são os advogados Gisele Soares e Thiago Anastácio, que manterão o conceito de defenderem linhas ideológicas diferentes. Os dois já aparecerão no programa de segunda-feira (30).

Leia a nota da CNN na íntegra:

"São Paulo, 29 de março, de 2020 - A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro “O Grande Debate”, exibido diariamente dentro do programa “Novo Dia”, após duas semanas de participações na emissora. A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira (30).

“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ. 

Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino. No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador.

“Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz Gottino. Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro “O Grande Debate” mostrou diversas qualidades como debatedora. A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias.

 O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade. Nas próximas semanas, o quadro “O Grande Debate” ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.