Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tapas & Beijos

Cinquentona, Fernanda Torres diz que Fátima é sua última 'gostosa' na TV

Fotos Caiuá Franco/TV Globo

Andréa Beltrão e Fernanda Torres em cena do último episódio de Tapas & Beijos - Fotos Caiuá Franco/TV Globo

Andréa Beltrão e Fernanda Torres em cena do último episódio de Tapas & Beijos

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 15/9/2015 - 5h40

Fátima, a personagem de pavio curto de Fernanda Torres na série Tapas & Beijos, sai de cena nesta terça-feira (15), no mesmo dia em que a atriz completa 50 anos. Em tom de brincadeira, ela afirma que a vendedora é seu último "mulherão" na TV. "Eu estou me despedindo do meu papel de gostosa. Talvez não tenha outra chance tão cedo. Fátima é uma personalidade, um furacão, 'a mulher'", comenta a atriz.

Após cinco anos no ar, a série da Globo dá um salto no tempo no último episódio para mostrar que a vida das protagonistas mudou. Passam-se dois anos. Djalma (Otávio Müller) fecha a loja em que elas trabalham. Sem emprego, Fátima e Sueli (Andréa Beltrão) vão para o subúrbio. Elas surgem em cena vestidas de noiva e prestes a se casarem com dois novos pretendentes.

Os noivos nem vão aparecer na tela porque a notícia do casório duplo chegou a Copacabana, e Armane (Vladimir Brichta) e Jorge (Fábio Assunção) farão de tudo para reconquistar as amadas. Djalma fingirá que está morrendo e que seu último desejo é uma visita das vendedoras. Eles correrão ao encontro dele e a confusão estará armada.

Fernanda Torres com figurino de 'gostosa'

 "A gente tem uma realidade paralela na série como a do filme The Trumann Show [1998]. Não é só o mesmo elenco que trabalha junto na nossa cidade cenográfica há cinco anos, são os mesmos figurantes, os mesmos carros passando... Todo mundo que habita essa cidade tem uma vida aqui. Quando acaba um programa assim, dá um certo vazio ao mesmo tempo em que você acha que estava na hora do fim, que você sabe que durou o tempo que tinha de durar. O que sentimos é a perda dessa convivência de cinco anos", diz Fernanda.

O sucesso da série é atribuído à parceria da filha de Fernanda Montenegro com Andréa Beltrão. Para ela, esse foi um encontro de duas atrizes com histórias bem semelhantes que tinha tudo para dar certo e deu. "Eu e a Andréa vínhamos de uma infância parecida, mas a gente nunca tinha se cruzado. Quando a gente se encontrou, sabíamos tudo uma sobre a outra", conta a atriz.

Ela confidencia que, diferentemente do que o público acha, as duas não saem juntas no fim de semana nem passam férias grudadas. "A gente já passa 12 horas por dia juntas muitos dias por semana, Se a gente for sair juntas depois disso, será melhor abandonar nossos maridos, filhos e mães e virar um casal", ironiza Andréa Beltrão. 


Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Flávio Migliaccio e Otávio Müller em cena de Tapas & Beijos

O episódio de despedida de Tapas & Beijos é o de número 168 da série. Desde 2011, o programa contou com 267 atores, entre participações especiais e personagens fixos. Só neste ano, teve 18 personagens fixos no elenco, e 20 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), segundo a Globo.

Sem mimimi

Com 50 anos de carreira, Flávio Migliaccio, que dá vida ao Seu Chalita, diz que levará o sotaque do personagem para outros papéis. "Para mim, vai ser mais difícil matar o Seu Chalita", brinca ele.

Ao 80 anos, ele é o único ator do elenco principal que não quer nem pensar em descanso. "Não posso tirar férias. Se aparecer uma coisa, eu tenho de fazer. Tenho de ficar em atividade. Não consigo ficar parado", explica. 

Mas a maioria pensa diferente dele e não quer saber de choradeira com o fim do seriado. "Cinco anos é meia década. Faz cinco anos que a gente faz novela anualmente. É muita coisa. As pessoas acham que a gente grava só uma vez por semana, mas não é. Gravamos muitos dias por semana, é que nem novela. Por isso, alguns de nós sonha com férias e isso é muito natural", afirma Vladimir Brichta. 

Ele revela que nunca "mata" um personagem, mas declara que não sente dó de deixar de viver Armane. Brichta acha necessário dar adeus ao comerciante para poder viver outros personagens com a mesma intensidade. "Você se desvencilha afetivamente. Isso leva um tempo e, quanto mais tempo você fica envolvido com o papel, mais difícil é, mas o que desejo é descansar e depois partir para os próximos trabalhos", diz o ator.

Já Andréa Beltrão diz que seu plano é não ter plano: "Estou no ar há 14 anos. Emendei dois projetos grandes [A Grande Família e Tapas & Beijos], então sonho em desaparecer", dispara a atriz.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.