Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FURACÃO FLORENCE

Canal do clima abusa de efeitos para criar enchente e vira hit na internet

Reprodução/Weather Channel

A meteorologista Erika Navarro em vídeo que simula a destruição do furacão Florence: viralizou - Reprodução/Weather Channel

A meteorologista Erika Navarro em vídeo que simula a destruição do furacão Florence: viralizou

REDAÇÃO

Publicado em 14/9/2018 - 12h33

O canal The Weather Channel, que mostra a previsão do tempo, virou um fenômeno na internet após a exibição de um vídeo que simula o potencial de destruição do furacão Florence, que atingiu a costa leste dos Estados Unidos na manhã desta sexta (14). O clipe, repleto de efeitos especiais, coloca a meteorologista Erika Navarro no meio de uma enchente.

O vídeo, de 1 minuto e 47 segundos, começa como uma previsão do tempo normal, com Erika mostrando o mapa da Carolina da Norte, primeiro Estado a ser atingido pelos fortes ventos. Tudo muda quando os gráficos são substituídos pelo cenário virtual de uma rua aparentemente tranquila.

"Mas isso é só um mapa. Nós podemos mostrar a vocês como seria se você se encontrasse no meio dessa situação", explica a meteorologista, conforme a água virtual começa a inundar a rua.

"Quando a água chegar a três pés [cerca de 91 cm], você pode ver que ela atinge as minhas canelas, até a altura da minha cintura. Isso poderia ser o suficiente para derrubá-lo e até erguer um carro estacionado. Isso é muito perigoso", alerta Erika.

Mas o nível da água virtual não para de subir no vídeo, transformando a previsão do tempo em uma cena digna de filmes de Hollywood. "Quando chegarmos a seis pés [1,82 m], olha o quanto a água sobe. Ventos levantam tudo o que está no caminho, carros flutuam, essa água está acima da minha cabeça. Eu não conseguiria ficar de pé, nem resistir à força da enchente", denuncia a repórter.

O clima de terror não para por aí, já que a previsão era de que as enchentes atingissem mais de nove pés (2,74 m).

"Essa situação é um risco mortal. A água já passou do térreo da sua casa e chegou ao segundo andar. É muito perigoso. Se você se encontrar em um lugar assim, vá embora. Se disserem para você sair, você precisa sair. Escute as autoridades locais e faça o que eles mandarem", finaliza Erika.

O vídeo viralizou nas redes sociais, com mais de 5,6 milhões de visualizações no Twitter em menos de um dia. Nos comentários, alguns internautas criticaram o clima de terror pintado pelo Weather Channel, mas foram prontamente rebatidos por outros: "Se você visitasse a Carolina do Norte, saberia que isso não é um exagero", escreveu Daniel Busser.

Outros usuários elogiaram o uso da tecnologia avançada para informar a população, e Marcos Mercedes chegou a dizer que o vídeo merecia um Oscar. "O melhor infográfico não é apenas f*da tecnológica e visualmente, como esse vídeo, mas precisa transmitir sua mensagem de forma clara. Texto ou gráfico nenhum conseguiria fazer o que esse vídeo fez. Parabéns", elogiou Cary B. Willis.

E, claro, por se tratar da internet, houve quem fizesse piada com o vídeo. Alguns internautas compararam a meteorologista ao bíblico Moisés, já que a enchente virtual se parte ao meio e não atinge a área em que ela está parada. "Caramba! A Erika Navarro é como Moisés com o Mar Vermelho", brincou Gristle McThornbody.

Confira o vídeo abaixo: 

TUDO SOBRE

Twitter

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.