Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Multimídia

Canais investem na web para atrair público à transmissão do Oscar na TV

Divulgação

Leonardo DiCaprio em O Regresso, indicado a 12 estatuetas na premiação deste ano - Divulgação

Leonardo DiCaprio em O Regresso, indicado a 12 estatuetas na premiação deste ano

ODARA GALLO

Publicado em 26/2/2016 - 6h19

Grandes premiações de música, cinema e TV costumam prender telespectadores em suas transmissões desde o tapete vermelho até os discursos dos vencedores. Mas não é nenhum exagero dizer que hoje esses eventos repercutem muito mais _em tempo real e até dias depois_ na web. Para tentar abocanhar essa fatia do público, os dois canais que transmitirão o Oscar 2016 no Brasil, Globo e TNT, apostarão em suas plataformas digitais.

A emissora aberta optará pelo básico e lançará uma hashtag oficial para os comentaristas das redes sociais marcarem seus posts. Também mobilizará os "talentos da casa" _como a emissora chama os atores_ em comentários e apostas nas redes sociais. Os perfis oficiais também estarão voltados para a transmissão e prometem posts temáticos na noite deste domingo (28).

A TNT, por sua vez, apresentará uma estratégia bem mais agressiva para cativar o público digital. Será o terceiro ano consecutivo em que o canal pago fará duas transmissões simultâneas pelo YouTube, paralelamente à "oficial", na TV por assinatura e na TV everywhere (a plataforma de streaming TNT Go). Em um sinal na rede social de vídeos, a TNT terá comentários de moda e no outro, de humor. A ideia é oferecer ao telespectador uma segunda tela com comentários sobre moda, com a jornalista Erika Palomino e o estilista Dudu Bertholini, ou bem-humorados, com Evandro Santo e Rodrigo Fernandes, criador do blog Jacaré Banguela.

Cerca de 30 profissionais estarão envolvidos nas transmissões. "É uma operação muito complexa, difícil de coordenar. É como se a gente tivesse três programas no ar. O oficial, o CineFashion e o CineFun. Então, cada um tem uma equipe própria, um roteiro próprio, quadros, sonoplastia, cenário, elenco. São três estruturas completas", explica Rogério Gallo, vice-presidente de conteúdo dos canais da Turner no Brasil.

O maior desafio, segundo Gallo, é roteirizar as transmissões paralelas para atrair o público digital para a cobertura oficial, sem que uma se sobressaia à outra. "Elas [transmissões pela web] têm que conversar, mas ao mesmo tempo alavancar o que está acontecendo no canal com a transmissão ao vivo. Não pode ser tão descolado que, eventualmente, o público queira ver só aquilo. O que queremos é essa experiência simultânea", completa.

A cobertura oficial da TNT começa às 20h30, com o tapete vermelho mostrado pela modelo e apresentadora Carol Ribeiro, e segue sob o comando de Domingas Person e comentários de Rubens Ewald Filho.

divulgação/tv globo

Maria Beltrão, Artur Xexéo e Gloria Pires serão atrações da transmissão do Oscar pela Globo

Gloria Pires na Globo

Na Globo, a grande novidade ficará por conta da participação da atriz Gloria Pires, que comentará com o jornalista especializado Artur Xexéo ao lado da apresentadora Maria Beltrão. A transmissão da Globo começará com a premiação já em andamento, depois de Big Brother Brasil. Antes, haverá flashes na Fantástico da chegada dos atores e informações sobre os primeiros troféus.

O GNT, canal pago do Grupo Globo, também entrará na festa do cinema. Mostrará o tapete vermelho com reportagens do blogueiro Hugo Gloss, apresentação de Astrid Fontenelle e comentários da editora de moda Lilian Pacce. A transmissão do GNT também terá apelo digital: o sinal do canal ficará aberto no aplicativo de TV everywhere GNT Play, das 20h às 22h, mesmo para quem não é assinante.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.