Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVIDADE

Após se destacar na Copa, ex-jogador Grafite é contratado pelo Sportv

REPRODUÇÃO/SPORTV

Grafite durante participação no Bem, Amigos: novo contratado do canal esportivo da Globo - REPRODUÇÃO/SPORTV

Grafite durante participação no Bem, Amigos: novo contratado do canal esportivo da Globo

GABRIEL SOUZA

Publicado em 31/7/2018 - 15h54

O Sportv anunciou na tarde desta terça (31) a contratação de Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite. O ex-atacante do Grêmio e do Santa Cruz foi um dos destaques da cobertura da Copa do Mundo da Rússia, encerrada no último dia 15. Ele fará parte do elenco fixo do principal programa do canal esportivo, o Troca de Passes.

Grafite estreará definitivamente no Sportv em 1º de setembro. Ele dividirá o comando da atração com os veteranos Tiago Maranhão e Roger Flores, além da também nova contratada Ana Thais Matos. O Troca de Passes é exibido diariamente por volta das 23h, após o encerramento dos eventos esportivos do dia.

O ex-futebolista chamou a atenção de executivos do Grupo Globo ao fazer parte do elenco montado pelo Sportv especialmente para a Copa.

Durante o Mundial, foi integrante fixo do Troca de Passes, então comandado por Gustavo Villani, que migrou da Fox para o Sportv no início do ano. Grafite também dividiu com Villani as transmissões de jogos da seleção brasileira feitas pela Globo para os cinemas. 

O ex-jogador caiu nas graças do público por seu estilo despojado em frente às câmeras. Ele se adaptou rapidamente ao programa e às transmissões ao vivo e foi bastante elogiado ao fazer análises táticas das seleções e da performance dos jogadores.

Quase duas décadas nos gramados
Grafite começou sua carreira profissional em 1999, pela Matonense, equipe da cidade de Matão, no interior de São Paulo. Dois anos depois, migrou para o pernambucano Santa Cruz, no qual se destacou pela frieza em jogadas decisivas.

Sua primeira passagem por times do exterior ocorreu em 2003, no Anyang Cheetahs, da Coreia do Sul, onde ficou por pouco tempo. Voltou ao Brasil um ano depois, defendendo o Goiás. Em 2004, migrou para o São Paulo, time que lhe deu visibilidade para vestir a camisa da seleção brasileira pela primeira vez, em um amistoso contra a Guatemala.

No final dos anos 2000, o centroavante brilhou na Europa, defendendo as cores do Wolfsburg, da Alemanha. O destaque lhe rendeu uma convocação para a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. No Mundial, ele marcou apenas um gol.

Voltou para o Santa Cruz em agosto de 2017. Ídolo do time, ele se aposentou dos gramados no início de 2018 para se dedicar à comissão técnica do clube e, agora, aos comentários nas atrações do Sportv e da Globo.


Colaborou JOÃO DA PAZ

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.