Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luto

Após dois anos internado, morre aos 58 o ator Guilherme Karan

Reprodução/Globo

O ator Guilherme Karan durante cena da novela América, da Globo, exibida em 2005 - Reprodução/Globo

O ator Guilherme Karan durante cena da novela América, da Globo, exibida em 2005

REDAÇÃO

Publicado em 7/7/2016 - 13h42

Morreu na manhã desta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, o ator Guilherme Karan, aos 58 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Naval Marcílio Dias, onde ele estava internado havia dois anos para tratamento da síndrome de Machado-Joseph, uma doença degenerativa e hereditária. Karan ficou famoso por papéis cômicos no humorístico e TV Pirata e em novelas como Meu Bem, Meu Mal.

A mãe e dois irmãos do ator também morreram vítimas da doença, que afeta ainda a irmã mais nova da família. A síndrome Machado-Joseph é uma disfunção genética que tem como principais sintomas a falta de coordenação motora, o desequilíbrio corporal, dificuldades para andar e para engolir alimentos. Karan já não falava mais, era dependente do pai e continuava recebendo salário da Globo.

Na emissora, o ator estreou em 1984, como o Políbio de Partido Alto, e ficou conhecido por papéis cômicos. Se destacou com os personagens Zeca Bordoada e Agronopoulos no humorístico TV Pirata (1988-1990) e fez parte do elenco de 11 novelas, como O Clone (2001) e Meu Bem, Meu Mal (1990). No cinema, Karan participou de nove filmes.

Seu último trabalho foi como Geraldito, de América (2005). Nas gravações da novela, Karan já apresentava sintomas da doença. Desde então, ele se locomovia em cadeira de rodas e estava afastado do trabalho na TV e no cinema.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.