NO CARIOCÃO
Matheus Lima/Vasco
Equipe do Vasco celebra vitória sobre o Boavista na estreia do clube no Campeonato Carioca
O SBT fechou acordo para transmitir os jogos do Vasco no Campeonato Carioca 2024. O contrato foi anunciado na noite desta sexta (19), dois dias depois de a emissora de Silvio Santos cair para o quarto lugar na audiência com a transmissão do futebol na Band.
Segundo o SBT, serão transmitidos cinco jogos da Taça Guanabara, o primeiro deles já na próxima quinta (25), quando o cruzmaltino enfrenta o Madureira. Também estarão na grade os confrontos com o Flamengo (4/2), com o Audax (8/2), com o Volta Redonda (24/2) e contra a Portuguesa-RJ (2/3)
Ao contrário do que acontece na Band, os jogos do Cariocão não devem ser exibidos para o Brasil todo. A emissora promete a transmissão do jogo contra o Madureira para o Estado do Rio de Janeiro, e as regiões de Brasília, Belém, Goiânia, Manaus, Vitória, Fortaleza, Recife e Salvador.
Segundo o F5, o acordo com o Vasco usa um modelo de divisão de vendas publicitárias. Ou seja, o SBT não pagará um valor fixo para o clube, e a remuneração vai depender das cotas de patrocínio a serem vendidas pela equipe comercial da emissora.
O acordo marca o retorno do SBT ao Campeonato Carioca após quatro anos. Em 2020, a emissora mostrou a final da competição, entre Flamengo e Fluminense. A Globo, que era dona dos direitos naquele ano, abriu mão da transmissão e alegou quebra de exclusividade do torneio após Flamengo x Boavista ser exibido na FlaTV.
A Band tem os direitos de transmissão dos jogos dos outros 11 clubes do Cariocão 2024: Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Sampaio Corrêa e Volta Redonda.
O Vasco foi o único dos 12 times que não aceitou colocar suas partidas como mandante no pacote oferecido pela agência Brax Sports Assets, parceira da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). O clube preferiu negociar por conta própria e fechou com SBT, SporTV, CazéTV e Premiere.
A estreia do Cariocão na Band, com a exibição de Flamengo x Audax, colocou a emissora do Morumbi na vice-liderança durante 50 minutos consecutivos e derrubou o SBT para a quarta colocação na média da tarde (das 12h às 18h) e na média da noite (das 18h à meia-noite), um feito histórico.
Segundo dados da Kantar Ibope obtidos pelo Notícias da TV com fontes do mercado, o futebol teve média de 3,3 pontos na Grande São Paulo, com pico de 4,9. Na faixa das 21h19 às 23h31, a Globo cravou 26 pontos; a Record teve 3,6; e SBT caiu para a quarta colocação, com 3,0.
Na quinta (18), com Volta Redonda x Fluminense, a Band registrou 1,9 ponto e ficou na quarta posição, atrás de Globo (26,6), SBT (3,7) e Record (3,4).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.