TRIBUTO
REPRODUÇÃO/GLOBO
Lima Duarte em cena do Tributo feito a ele e exibido pelo Globoplay; ator fala sobre a morte
Lima Duarte completou 94 anos no último dia 29, e um dos presentes que ganhou foi uma homenagem da Globo. Estreou no Globoplay o programa Tributo a Lima Duarte, em que o ator conta a trajetória de sua vida e é elogiado por amigos e colegas de profissão. Ao longo da atração, Lima fala sobre morte, sem medo ou melindre.
O Tributo a Lima Duarte faz parte de um projeto da Globo de homenagear grandes artistas de seu elenco e sua história. Já foram contempladas figuras como Laura Cardoso, Zezé Motta, Manoel Carlos, entre outras.
O programa sobre Lima teve como principal set de gravação o sítio dele em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde o ator vive atualmente. Em sua casa, ele relembra momentos marcantes da carreira, como o dia da inauguração da TV no Brasil --18 de setembro de 1950. "Dos que estavam lá no primeiro dia, só tem eu vivo", comenta.
O ator ainda acrescenta que guarda suas lembranças muito bem preservadas na memória e que são elas que lhe dão forças para viver hoje.
"Na memória, território da emoção, é que eu encontro grandes coisas que me valem a alma, que me salvam o espírito, que dão vida pra mim. Eu volto sempre, volto o dia inteiro, vivo do passado. O que é o futuro pra mim? Dobrando a esquina, o que é que está à minha espera? A morte. Não sou nenhum idiota, 94 anos. Mas o que ficou, isso sim, isso me empurra. Me faz rir, me alimenta. Isso é tudo", declara.
Ao longo do Tributo, vários momentos marcantes de Lima Duarte na carreira são revisitados. O ator lembra, por exemplo, o fato de ter feito tanto sucesso como Sassá Mutema em O Salvador da Pátria (1989) que foi até convidado a ser candidato a vice-presidente com Mário Covas (1930-2001) nas eleições presidenciais de 1989. Também mostra o carro que dirigiu em Roque Santeiro (1985) e que guarda até hoje em sua garagem.
Lima recebe em seu sítio o ator Sergio Guizé, de quem ficou amigo nas gravações da novela O Outro Lado do Paraíso (2017). Guizé mostra fotos de Lima na juventude e conversa com ele sobre o início da carreira e a jornada na teledramaturgia.
Ao rememorar seus personagens marcantes, uma frase define o que Lima Duarte pensa sobre seu legado como ator: "Um ator não morre. Troca de papel. Eu acho que serei ator eternamente".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.