Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CÃO HERÓI

Ana Maria Braga faz obituário de cão que salvou vidas em Brumadinho

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Maria Braga e Louro José prestam homenagem a Barney, cão que ajudou nas buscas em Brumadinho - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Maria Braga e Louro José prestam homenagem a Barney, cão que ajudou nas buscas em Brumadinho

LUIZA LEÃO

Publicado em 6/5/2019 - 11h51
Atualizado em 6/5/2019 - 12h16

Ana Maria Braga e Louro José dedicaram o Mais Você desta segunda-feira (6) a Barney, cão herói que ajudou a salvar vidas na tragédia da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, no início do ano. "Trabalhou bastante ele", lamentou a apresentadora. O cachorro morreu no último fim de semana após auxiliar no resgate de um idoso em Içara, Santa Catarina.

"Para fechar o programa de hoje eu quero fazer uma pequena homenagem ao cãozinho Barney, que ficou conhecido por ajudar nas buscas dos bombeiros lá na tragédia de Brumadinho", anunciou Ana Maria, exibindo a imagem do labrador.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Barney entrou em um rio no último sábado para ajudar a resgatar um homem que estava desaparecido. Após receberem a informação de que a bicicleta da vítima foi vista boiando no rio, as equipes ampliaram os trabalhos de busca e incluíram o cão, botes e mergulhadores. 

Barney, que era treinado para atuar no salvamento na água e na terra, submergiu e não retornou à superfície. O corpo do animal só foi encontrado na manhã do domingo (5).

"O cão não conseguiu sair da água porque havia muito lixo e troncos", explicou Ana Maria, com a voz embargada. "A gente está aqui prestando a nossa solidariedade", acrescentou.

Louro José destacou o papel de cães farejadores no resgate de animais. "Eles são fundamentais em situação de emergência", defendeu.

Cão herói

Barney foi cremado na manhã desta segunda, em São José, Grande Florianópolis. Em nota, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina afirmou que será feita uma última homenagem ao cão de busca e resgate durante a cerimônia, no Garden Pet.

O cachorro tinha apenas dois anos, pertencia à corporação e tinha como tutor o soldado Luciano Rangel, lotado em Lages, na região metropolitana de Florianópolis. Barney era um dos dez cachorros que a corporação possuía para operações.

Sua rotina envolvia treinamento e brincadeiras. Ele nasceu em 1° de novembro de 2015 e era neto de Ice, primeiro cão a atuar como salva-vidas no Estado. Ele era um labrador, raça escolhida devido ao olfato apurado, além do temperamento dócil.

Barney foi para Brumadinho no início de fevereiro, no segundo grupo de oficiais catarinenses enviados para auxiliar no resgate de vítimas da tragédia. Além de 12 agentes, havia dois cães no grupo: Jhony e Barney.

Veja a nota de pesar emitida pelo Corpo de Bombeiros:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.