Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'INVEJA BRANCA'

Ana Maria Braga se desculpa por expressão racista no Mais Você: 'Aprendizado'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Ana Maria Braga apresentando o Mais Você

Ana Maria Braga no Mais Você desta quinta (23); apresentadora se desculpou por expressão racista

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2021 - 10h58

Após revoltar internautas por usar um termo racista no Mais Você de quarta-feira (22), Ana Maria Braga usou o último bloco do programa desta quinta (23) para se desculpar por ter falado em "inveja branca". A apresentadora agradeceu os alertas do público. "Uma oportunidade de aprendizado", disse ela.

"Eu fiz um comentário sobre inveja, e teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e quero agradecer porque eu vi que as pessoas tem razão", começou a loira, ao voltar do último intervalo.

"Pessoas que têm um R.G. mais antigo, como meu, às vezes usam algumas expressões que fizeram parte de um outro mundo, um outro momento", se justificou a apresentadora de 72 anos.

Eu faço questão de voltar aqui e pedir desculpas porque eu vejo uma oportunidade para todos nós de aprendizado para que sumam esses vícios de linguagem.

"Peço desculpas novamente, não se repetirá", prometeu a funcionária da Globo. No programa de quarta-feira, a loira conversava com o repórter Fabrício Battaglini e disparou que sentia "inveja branca" do colega por ele estar em um belo lugar.

A falha de Ana Maria aconteceu quando ela celebrava o início da primavera. Por causa da data, Battaglini foi enviado para Cerquilho, no interior de São Paulo, para mostrar uma plantação de girassóis.

"Fabrício do céu. Você sabe que tem alguns momentos. Não são todos. Quando vocês passam perrengue não. Mas tem alguns momentos. Eu fui repórter de rua durante muitos anos e morro de inveja. Inveja boa, inveja branca de poder estar aí, por exemplo, onde você está. Você estava aqui ontem e eu continuo aqui hoje (risos)", disse ela.

O termo "inveja branca" é racista pois a cor branca é utilizada para amenizar um sentimento negativo, como se apenas o branco remetesse a coisas boas.

Confira a repercussão após o pedido de desculpas de Ana Maria:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.