Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NO MAIS VOCÊ

Ana Maria Braga perde a paciência com especialista ao vivo: 'Não vai responder'

Reprodução/TV Globo

Ana Maria Braga usando roupa preta no cenário do Mais Você

Ana Maria Braga no Mais Você desta terça (20); apresentadora perdeu a paciência com especialista

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/6/2023 - 12h06

Ana Maria Braga não conseguiu esconder sua falta de paciência na manhã desta terça-feira (20). A apresentadora convidou Patrícia Fernandes, designer de interiores e de iluminação, para falar sobre a diferença entre a luz amarela e a branca. A especialista, porém, usou termos muito técnicos, e a veterana da Globo pediu insistentemente para que ela explicasse de uma maneira que o público que assiste ao Mais Você pudesse entender.

Antes de chamá-la ao palco, Ana Maria exibiu um vídeo em que Patrícia explicava os tipos de iluminação de forma muito erudita. Por isso, a apresentadora resolveu convidar a especialista para o cenário da atração ao vivo.

"Mesmo com essa entrevista, eu fiquei muito em dúvida de algumas coisas. Tenho dúvidas, então eu chamei a Patrícia aqui para conversar com a gente. Você falou um monte de coisa ali que eu não entendi. Luminosidade, IRC, não sei o quê... Vamos para o dia a dia", soltou a apresentadora. 

Ainda assim, a designer manteve sua explicação técnica. "Eu posso ter duas lâmpadas, uma quente e uma fria, e 10 watts de potência, elas vão gastar a mesma energia", disse. Ana Maria entendeu que o que determina o gasto de uma lâmpada é a potência, mas Patrícia a corrigiu. "Não, o que vai determinar, na verdade, é a quantidade de lúmens que ela vai ter", pontuou.

"Onde é que eu vejo lúmen na lâmpada?", questionou a apresentadora. "A gente consegue visualizar isso na própria caixinha ou em catálogo de iluminação", disse a convidada, que passou a falar sobre fluxo luminoso e ângulos das lâmpadas.

Ana Maria continuou insistindo para que ela explicasse de maneira mais leiga. "Eu quero que você me ensine a ir lá comprar uma lâmpada, não com essa coisa toda aqui. Onde eu olho na lâmpada?", pediu ela. "Na caixinha da lâmpada vai constar a potência, qual é o índice de reprodução dela, que é importante para saber quanto ela vai emitir de luz", pontuou a designer. 

"Para uma iluminação comum, geral, da maioria das casas das pessoas, qual é a recomendação? Porque, pelo jeito, gasta-se a mesma coisa de custo e energia", insistiu a veterana. "Depende muito do que você quer", afirmou a profissional. "Qual é o ideal?", acrescentou Ana Maria. "Depende do ambiente", repetiu Patrícia.

Neste momento, Ana Maria Braga começou a rir. "Não vai responder...", retrucou. "Engraçado a gente falar sobre isso, quando eu vou dar aula, eu sempre falo que depende do projeto", disse a profissional. 

"Eu não posso contratar você para fazer isso", falou Ana Maria Braga. "Pode sim!", brincou Patrícia. "Eu posso, graças a Deus eu posso, mas a maioria do povo brasileiro não pode ter uma profissional em casa. O que eu estou tentando conversar com você é para cair no popular, para todo mundo", retrucou a apresentadora.

"Você deve conversar com gente que não pode te contratar também, então é exatamente isso, o que eu tenho que escolher para minha casa ter uma boa iluminação, sem ser profissional. O que eu tenho que olhar na lâmpada? Que tipo de lâmpada?", teimou Ana Maria Braga. "Qual é a recomendação, se eu entrei em um apartamento alugado e quero deixar as luzes mais confortáveis para eu viver?"

Neste momento, Patrícia tentou ser menos técnica para agradar à apresentadora, usando uma cozinha como exemplo. "Se eu quero iluminar a bancada da minha cozinha, vou colocar uma quantidade acima de 1000 lúmens, por exemplo, se eu quero a minha cozinha bem iluminada. Claro que vai ter a iluminação decorativa, mas se eu quero uma iluminação geral, nada de colocar luz pontual nessas horas, porque gera muita sombra, tem que ser mais difusa", tentou argumentar.

Ana Maria Braga questionou se a luz LED seria uma boa opção, e a profissional confirmou que sim. Então, a apresentadora viu um fio de LED exposto na bancada e resolveu contar uma história pessoal. "Fiz uma cozinha lá na fazenda, viu, Louro? E aí eu não podia contratar a Patrícia, e colei tudo em cima das traves de madeira que eu tenho. Coloquei isso aqui, tem um transformador, aí colei lá na madeira, e está lá faz quatro anos, muito bem iluminado", revelou.

Patrícia aproveitou para dar uma informação técnica sobre a fita de LED, mas Ana Maria Braga pareceu não ter gostado da interferência. "Ana, eu vou ter que ir lá na sua casa depois, para poder arrumar essa iluminação aí. A recomendação que a gente tem, isso eu quero falar porque é importante...", tentou dizer a especialista, que foi interrompida pela apresentadora. "Eu tô falando o que eu fiz, não o que você ia fazer", replicou.

"Não, não, eu estou falando porque é uma dúvida frequente, e muita gente não sabe. A gente tem mais segurança e mais durabilidade da fita de LED se colocar em um perfil", disse a profissional. A apresentadora do Mais Você, porém, disse que é algo que ela já sabia, e interrompeu a participação da especialista. "Obrigada, viu? Parabéns pelo trabalho", finalizou ela.

Nas redes sociais, a repercussão da conversa foi imediata. "A mulher foi com um script para o programa da Ana Maria Braga e a Ana quebrou ela todinha, querendo o mínimo dela que é pensar popularmente, de uma forma que acesse a todos", escreveu a internauta identificada como Amanda Ramos.

"Essa profissional que está no Mais Você parece que não sabe o que é ser pobre. A Ana Maria Braga perguntou várias vezes e ela não responde. Moça, queremos saber sobre lâmpada para casa de pobre. Pobre, tá ouvindo? Lâmpada de mercado, entendeu? Precisa desenhar?", declarou Michelle Benati.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.