Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CANAL DE REPRISE

Vai passar Malhação.com no Viva? Saiba qual será a próxima temporada disponível

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Com uma camisa laranja, André Marques está de frente para um computador

André Marques interagia com o público em Malhação.com, em 1998: experiência durou um mês

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 24/5/2023 - 15h33

Os noveleiros que estão acompanhando as antigas temporadas de Malhação (1995-2020) vão ter que engolir um hiato de dez anos. O Viva vai pular temporadas e exibir capítulos da novelinha que foram ao ar a partir de 2010. Com o término de Malhação 1998, o canal fará um ajuste em sua grade de programação a partir de 1º de junho e optou por dar sequência às edições mais recentes.

Com isso, Malhação.com, que foi ao ar entre 1998 e 1999, não será reprisada. De acordo com fontes ouvidas pelo Notícias da TV, alguns capítulos estão danificados e sem qualidade para exibição. No entanto, há quem defenda que essa é uma temporada para ser esquecida porque foi marcada por uma gafe histórica.

Em 1998, no auge das salas de bate-papo virtuais, André Marques, o Mocotó, interagia com o público, ao vivo. Um internauta, que usou o apelido de Fernando Henrique Cardoso (nome do presidente do Brasil na época), digitou várias vezes a frase "Roberto Marinho traficante!". A ofensa ao todo-poderoso da Globo, que morreu em 2003, foi repetida à exaustão, e André Marques chegou a pedir calma ao telespectador.

A experiência de interação durou apenas um mês, mas o canal achou melhor esquecer a temporada inteira. A assessoria do Viva afirmou que "alguns episódios e trechos de Malhação.com, apresentada ao vivo entre 1998 e 1999, não estão disponíveis para recuperação, comprometendo a narrativa", mas não explicou o porquê de não estarem disponíveis. 

Essa não é a primeira intervenção do Viva na história de Malhação. No início do mês, o canal cortou cenas de blackface --ação em que brancos se pintam de preto para representarem pessoas negras, frequentemente de forma exagerada-- da reprise de Malhação 1998.

Erick Brêtas, diretor de produtos digitais e canais fechados da Globo, explicou que, apesar de o canal ter como missão o resgate da teledramaturgia nacional, a diretoria preferiu respeitar a sensibilidade dos telespectadores de 2023.

"Preservar a memória da nossa teledramaturgia sempre foi um compromisso do Viva, e não há como negar o empenho do canal em resgatar clássicos da nossa história. Mas essa missão tem que se equilibrar com os valores da sociedade contemporânea. Muitos espectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução daquelas cenas e com a duração de um plot de black face por vários capítulos", justificou o executivo no Twitter à época.

Para evitar ainda mais problemas, o Viva escolheu pular uma década de Malhação e só exibir as temporadas de 2010 em diante, que são inéditas no canal e serão exibidas na faixa das 16h15, com reapresentações na madrugada, a partir de 3h15, e pela manhã, às 10h30.

"Em paralelo, o Globoplay está levantando o material disponível da temporada de 1999 --ainda que não esteja na íntegra-- para que seja disponibilizada no Projeto Resgate em 2024", informou o Viva em nota ao Notícias da TV.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.