ÂNCORA DE TALK SHOW
Todd Owyoung/NBC
Jimmy Fallon é o apresentador do talk show The Tonight Show, o mais duradouro da TV mundial
Acusado de assediar colaboradores do do The Tonight Show, o talk show mais importante da TV mundial e o mais longevo programa do gênero, o apresentadorJimmy Fallon pediu desculpa para a equipe na noite de quinta (7). Ele disse que sua intenção nunca foi criar um ambiente tóxico de trabalho.
"É algo vergonhoso, e eu me sinto muito mal. Desculpem se eu envergonhei vocês, suas famílias e seus amigos. Eu me sinto tão mal que não consigo nem expressar em palavras", disse o âncora aos colaboradores em uma chamada de Zoom --a equipe não está trabalhando por causa da greve dos roteiristas.
Fallon também abordou a constante troca de showrunners no talk show --ele assumiu o formato em 2014 e, em nove anos, nove produtores diferentes ocuparam a função de chefia. O humorista disse que Chris Miller, que assumiu o posto em março do ano passado, chegou para ficar.
"Eu quero que o programa seja divertido, e ele deveria ser inclusivo para todo mundo. Deveria ser o melhor programa para se trabalhar", disse ele, segundo funcionários que participaram da reunião e falaram com a Rolling Stone norte-americana --a própria revista havia publicado as denúncias contra Fallon.
Na quinta-feira (7), a Rolling Stone expôs um lado desconhecido do humorista, cria do Saturday Night Live. Segundo o texto, Fallon tem dias bons e dias ruins. Nos dias bons, o clima é de festa; nos ruins, cada vez mais comuns, o trabalho se torna insustentável --e a equipe brinca com a possibilidade de se matar.
"Se Jimmy está de mau humor, todo mundo vai ter um dia ruim. As pessoas não brincam no escritório e sequer ficam próximas umas das outras, conversando. Todo mundo fica focado no que precisa fazer, porque se Jimmy vê alguém descontraído, ele perde o controle", disse um ex-funcionário, que preferiu não se identificar.
Optar pelo anonimato, aliás, foi a maneira que a equipe encontrou de revelar o pesadelo nos bastidores. Colaboradores que denunciaram a situação para o setor de Recursos Humanos alegam que foram repreendidos --um deles foi demitido, e o próprio RH não soube explicar o motivo do desligamento.
O clima tumultuado, no entanto, já podia ser percebido por quem acompanhava o Tonight Show mais atentamente. Nos nove anos que está no ar, o talk show já teve nove showrunners diferentes. Nenhum deles, segundo os colaboradores ouvidos, teve coragem de dizer "não" para Jimmy Fallon. Eles também teriam comportamento abusivo com a equipe.
Pessoas que toparam falar com a Rolling Stone alegaram que sua saúde mental foi para o espaço por causa dos abusos sofridos. Alguns preferiram pedir demissão e abrir mão do "emprego dos sonhos" --porque ele estava mais para pesadelo. "Eu não queria mais viver, pensava em tirar a minha própria vida o tempo todo", admitiu um ex-funcionário.
Os problemas ficariam piores porque Jimmy Fallon teria um problema com a bebida --algo que ele já negou em entrevista ao New York Times em 2017. "Eu jamais poderia fazer o meu trabalho diário se bebesse todas as noites", disse.
Mas dois funcionários disseram à revista que viram Fallon embriagado no escritório em 2017. Outros dois sentiram cheiro de álcool no hálito do comediante quando pegaram o elevador com ele, em 2019 e 2020. Segundo os denunciantes, ele tratava os funcionários de maneira agressiva quando estava de ressaca.
A reportagem ainda relembrou um quadro do talk show que teve a participação de Jerry Seinfeld, ícone da TV norte-americana. Fallon teria surtado com o funcionário responsável por segurar a dália (cartolina com temas ou falas a serem ditas pelo comediante). A situação teria sido tão constrangedora que Seinfeld teria exigido que Fallon se desculpasse com o colaborador humilhado.
Procurada, a equipe de Fallon não respondeu os contatos da Rolling Stone até a publicação do texto. A NBC, rede que exibe o programa, defendeu o talk show, mas sem citar o nome do apresentador: "Temos muito orgulho do Tonight Show, e ter um ambiente de trabalho respeitoso é nossa prioridade. Alguns funcionários já levantaram alguns problemas, mas eles foram investigados, e nós tomamos as ações necessárias".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.