Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Altíssima resolução

TV paga faz primeira transmissão de 4K ao vivo para 100 assinantes

Carol Santini/Divulgação

Imagem da torcida colombiana transmitida em 4K e captada por televisor na Casa Cor, em São Paulo - Carol Santini/Divulgação

Imagem da torcida colombiana transmitida em 4K e captada por televisor na Casa Cor, em São Paulo

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 29/6/2014 - 12h24

A Net e o canal Sportv fizeram neste sábado (28) a primeira transmissão de TV 4K do país. O sinal de altíssima resolução de Colômbia x Uruguai, pela Copa do Mundo, foi captado ao vivo em cem pontos de recepção em cidades brasileiras. Foi a primeira vez em que assinantes de TV paga puderam acompanhar a uma transmissão experimental de Ultra HD (ou 4K) em suas próprias casas. A experiência será repetida mais duas vezes nesta Copa.

Durante a semana passada, a Net anunciou em seu canal de acesso o cadastramento de assinantes que gostariam de acompanhar em casa essa primeira transmissão, diretamente do Maracanã. "Só em São Paulo, recebemos mais de 150 solicitações", diz João Cesar Padilha Filho, da área de Marketing e Gestão de Conteúdo da operadora.

A exigência era que o assinante já tivesse em casa um televisor 4K, que revela todo o detalhamento e profundidade das imagens do jogo na resolução de 3.840 por 2.160 pixels, quatro vezes superior à Full HD. Os selecionados receberam em casa um decodificador experimental, já preparado para processar os sinais em definição Ultra HD, algo que não é possível fazer com os modelos atuais.

O sinal captado por câmeras de 4K no Rio de Janeiro foi distribuído via satélite para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Campinas, Curitiba e Recife. Por fibra óptica, chegou aos cem decodificadores. Não há estimativa de quantas pessoas assistiram à transmissão deste sábado, já que os pontos de recepção incluíram locais públicos e casas de assinantes. Em São Paulo, a transmissão da Net para a mídia especializada reuniu cerca de 50 convidados.

Até o final da Copa, mais dois jogos serão transmitidos ao vivo em 4K pela Net. Ambos serão no Maracanã, onde foi montada toda a infra-estrutura necessária para a captação das imagens pela Fifa e pela Globosat. O próximo jogo está marcado para o dia 4 de julho, às 13h (quartas de final). O outro será a final, dia 13.

Rostos perfeitos na arquibancada

Sim, é diferente ver um jogo da Copa do Mundo em Ultra HD. O detalhamento e a profundidade das imagens são os pontos que mais chamam a atenção. Até os enquadramentos são diferentes. Na transmissão do Maracanã, com menos câmeras do que a da transmissão convencional da Fifa, foram privilegiados os planos abertos.

Dá para identificar qualquer imperfeição no campo, por menor que seja, como os pequenos buracos abertos no gramado. Mas o ponto alto é a clareza como se vê os rostos e os movimentos de cada torcedor na arquibancada, mesmo nas tomadas de câmera mais abertas. A precisão é muito superior à das imagens em HD.

O segredo está no número de pontos (pixels) de formação da imagem Ultra HD. São mais de 8 milhões, contra pouco mais de 2 milhões das transmissões em HD. É isso que permite que o telespectador se aproxime ao máximo da tela do televisor, sem que a imagem perca sua nitidez.

A desvantagem do 4K é o delay. Como o sinal é mais robusto (ocupa 30 gigabits por segundo, quase o triplo do HD), ele demora mais para chegar na casa do telespectador. Na transmissão deste sábado, estava três segundos atrasado em relação a transmissão em HD do Sportv. A transmissão em 4K também não contou com a câmera aérea, um dos grandes diferenciais da Copa, além da super câmera lenta.

LEIA TAMBÉM:

Sem medo de mostrar 'peito caído', Cássia Kis encara nudez

Em Família: Helena decide ir ao casamento de Luiza e ficar no altar

Globo apaga novela de Fábio Jr. considerada maior fiasco da história

Análise: Selinho lésbico de Em Família não livra novela do ridículo

Em Família: Laerte trai Luiza com Shirley e Lívia no mesmo capítulo

Após levar tiro de raspão na favela, Alice arrasta chefe para cama


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.