Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Diversão

TV conectada que vira videogame com 200 jogos chega ao Brasil

Fotos Reprodução

Telespectador em frente a televisor conectado da Samsung com videogame em feira de TV - Fotos Reprodução

Telespectador em frente a televisor conectado da Samsung com videogame em feira de TV

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 19/2/2015 - 11h19
Atualizado em 14/3/2015 - 12h40

Fãs de games terão acesso a mais de 200 jogos nas TVs conectadas à internet sem precisarem de um PlayStation ou Xbox. A novidade, que chega às TVs da Samsung a serem lançadas no Brasil neste semestre, transforma a televisão em um videogame. E, dependendo do jogo, o joystick pode ser o telefone celular.

A nova função das TVs é resultado de uma parceria com a Playcast, plataforma de streaming de jogos pela internet. “É uma Netflix de games, em que o usuário paga uma mensalidade para ter acesso a todo o catálogo de games e jogar quando quiser”, explica Werner Gropp, gerente de Smart TVs da Samsung Brasil.

Segundo ele, a versão americana do serviço, que tem parceria com os principais estúdios, conta com cerca de 200 jogos e custa cerca de US$ 10 mensais. Mas, por enquanto, ainda não se sabe se todos os títulos serão licenciados para o mercado brasileiro. O valor da mensalidade no Brasil também não foi definido.

Entre os destaques do novo serviço, está o jogo Pro Evolution Soccer 2015, um dos mais populares entre os fãs de futebol. Mas o catálogo também traz várias outras opções para quem gosta de games de corrida, luta ou da Disney.

"Só é possível oferecer games do mesmo nível de PlayStation e Xbox na TV porque as informações ficam na ‘nuvem’ e chegam à casa das pessoas a partir de um streaming da internet", afirma Gropp.

Para jogar, o telespectador precisa conectar o joystick à entrada USB do televisor. No caso dos controles sem fio, o procedimento é o mesmo dos mouses com a mesma característica. “Controles do próprio Xbox e da Logitech, por exemplo, vão funcionar nas TVs”, diz ele.

Serviço parecido com o Playcast, a plataforma PlayStation Now, que reúne jogos por streaming do videogame da Sony e já funciona nos EUA, não tem previsão para chegar ao Brasil.

Menu de televisor conectado da Samsung com videogame exposto em feira de TV

Jogos de celular na tela grande

Os chamados games casuais, que fazem sucesso nos celulares, também vão ganhar espaço nas TVs em 2015. Essa é uma das principais apostas das TVs Android que a Sony e a Philips lançam este ano.

A facilidade é a mesma que se tem no smartphone. O telespectador baixa o jogo (o custo pode variar de acordo com o título) e pode jogar quantas vezes quiser e sem precisar de conexão com a internet. Como os games são mais simples, até mesmo o controle remoto da TV ou o celular podem ser utilizado para comandar as ações na tela.

A Samsung também terá games desse tipo nas novas TVs. É o caso do jogo “Just Dance”, que utiliza o celular como acessório para captar os movimentos de dança dos competidores. Procurada pelo Notícias da TV, a LG preferiu não antecipar as novidades.

Segundo os fabricantes, limitações de processamento impedem que as TVs lançadas de 2014 para trás rodem todos os jogos que serão lançados. A exceção fica por conta dos televisores da Samsung que oferecem opção de atualização.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Videogames

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.