Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia domingo

Público votará em reality show da Globo pelo aplicativo do celular

Divulgação

Aplicativo do SuperStar, reality show musical da Globo que integra a TV com a segunda tela - Divulgação

Aplicativo do SuperStar, reality show musical da Globo que integra a TV com a segunda tela

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 5/4/2014 - 17h49

A partir deste domingo (6), o telespectador poderá decidir o destino dos participantes de um novo reality musical da Globo a partir de um aplicativo instalado no tablet ou no smartphone. Essa é a grande novidade do programa SuperStar, que pretende revelar bandas de todo o país.

É a primeira vez que a emissora utiliza uma ferramenta de segunda tela para promover a votação de um reality. O conceito é simples: complementar o que o espectador vê na TV com o uso simultâneo de um segundo aparelho conectado à internet.

O formato do programa, originalmente israelense, permite que o espectador opine sobre a participação das bandas em tempo real. Se fizer o cadastro pelo Facebook, pode ter também sua foto exibida na tela do palco do programa.

Dá para baixar o aplicativo do programa, que é gratuito, em smartphones e tablets compatíveis com qualquer sistema: há versões para iOS (iPhone e iPad), Android e Windows Phone. Depois da instalação, é preciso se cadastrar como jurado da atração e confirmar a participação em cada apresentação em que deseja votar. Os votos de “sim” ou “não” (para o grupo ficar ou deixar a competição) só valem enquanto a banda estiver tocando ao vivo.

Futebol é prioridade

A Globo já vem testando aplicações de segunda tela em sua programação há alguns anos. Depois de experiências com The Voice, BBB e Malhação, a emissora começa a investir em um aplicativo único para todos os programas.

Lançado no começo do ano, o aplicativo da Globo está em fase de testes nas plataformas Android (em versão beta) e iOS, segundo informações da área de comunicação da emissora. Pelo app, será possível interagir com os programas, participando de enquetes, jogos e conversas no Facebook e no Twitter. Futebol é prioridade. As primeiras experiências foram feitas durante o Campeonato Carioca, mas a previsão é que o aplicativo ganhe mais destaque durante a Copa do Mundo e o Campeonato Brasileiro.

Depois de testar o recurso de segunda tela durante a Copa das Confederações em 2013, a Band também vai explorá-lo durante a Copa do Mundo. “Vamos aproveitar algumas aplicações que deram certo, como a parte de estatísticas e a avaliação de jogadores e técnicos, e adicionar novas funções, sempre integrando o conteúdo do aplicativo com o Twitter e o Facebook”, afirma Eliane Leme, diretora do portal da Band na internet e responsável pelo projeto.

Band começa pelo CQC

A estratégia segue a mesma linha da Globo: unificar todas as ferramentas de segunda tela, independentemente do programa, em um mesmo aplicativo. A principal diferença é que quem baixa o app da Band também pode ver atrações da emissora ao vivo, como Jornal da Band, Brasil Urgente, Pânico e CQC, na tela do tablet, smartphone ou notebook.

Por enquanto, o CQC é o único programa da Band que vem testando vários recursos de segunda tela. Isso inclui enquetes e aplicações especiais para avaliar reportagens, personalidades e políticos, colocando os assuntos do programa em discussão nas redes sociais. O aplicativo da emissora, que está em fase de ajustes finais, conta com versões gratuitas para iOS, Android, Windows Phone e Windows 8.

LEIA TAMBÉM:

Novo Fantástico ganha palco, cavalinhos falantes e emoticons

Silvio Santos volta a gravar e encontra Danilo Gentili domingo

Apesar dos tropeços, Joia Rara termina com saldo positivo

Sabrina Sato vai gravar game show de humilhação no Japão

Nova logomarca vira piada entre rivais: Globo saiu do armário

Globo vai transmitir todos os jogos da Copa do Mundo no Brasil

Sede de vingança marca quarta temporada de Game of Thrones

Nova logomarca da Globo vazou na internet há seis meses


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.