Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

Em tempo real

Aplicativo brasileiro permite fazer transmissões ao vivo pelo celular

Reprodução

Tela do aplicativo Live On YouTube, que permite fazer transmissões ao vivo pelo celular - Reprodução

Tela do aplicativo Live On YouTube, que permite fazer transmissões ao vivo pelo celular

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 19/7/2014 - 12h13
Atualizado em 20/7/2014 - 11h38

Que tal turbinar a experiência de subir para o YouTube os vídeos que você grava com o seu smartphone? Um novo aplicativo permite que o usuário transmita o conteúdo que está registrando pelo celular ao vivo para quem estiver conectado em seu canal na rede de compartilhamento de vídeos. Com isso, é possível fazer coberturas de eventos em tempo real, como fazem as emissoras de televisão, e até mesmo criar seu próprio programa de TV ao vivo.

Por enquanto, o novo aplicativo só pode ser usado por quem tem o smartphone Xperia Z2, modelo da Sony que está entre os mais avançados do mercado e custa em torno de R$ 2.500. Desenvolvido no Brasil pelo Centro de Inovação Tecnológica Venturus, o app Live On YouTube possibilita a transmissão de até 15 minutos de vídeo ao vivo diretamente no canal do usuário.

É possível ainda compartilhar links relacionados no final dos vídeos, além de conferir o número de visualizações e curtidas enquanto a transmissão está em andamento. Cada vídeo pode ter seu conteúdo definido como público ou restrito a alguns amigos em modo privado.

Para aproveitar essa ferramenta, é preciso baixar o aplicativo gratuitamente no Google Play ou a partir da opção “+ Apps”, disponível no menu da câmera do celular Z2. Não se esqueça também de ativar o recurso de “Evento Ao Vivo” na sua conta do YouTube. E uma dica: em rede 4G, a eficiência da transmissão ao vivo é mais certa.

E quem tem outros celulares?

A alternativa é recorrer a outros aplicativos, que também disponibilizam o mesmo serviço de streaming ao vivo, mas sem o alcance e a popularidade do YouTube. Um dos mais conhecidos era o Qik, mas foi desativado recentemente pela Microsoft.

Boa parte dos órfãos do aplicativo migrou para a rede social Mobli, que vem crescendo em número de seguidores, incluindo artistas. O app do Mobli incorporou há poucos meses o recurso de transmissão de vídeos ao vivo, com uma vantagem interessante: não há limite de duração. Por outro lado, o vídeo não fica armazenado para futuras visualizações.

Versões do Mobli para todos os tipos de smartphones já estão disponíveis, inclusive Windows Phone.


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.