Em tempo real

Aplicativo brasileiro permite fazer transmissões ao vivo pelo celular

Reprodução

Tela do aplicativo Live On YouTube, que permite fazer transmissões ao vivo pelo celular - Reprodução

Tela do aplicativo Live On YouTube, que permite fazer transmissões ao vivo pelo celular

EDUARDO BONJOCH - Publicado em 19/07/2014, às 12h13 - Atualizado em 20/07/2014, às 11h38

Que tal turbinar a experiência de subir para o YouTube os vídeos que você grava com o seu smartphone? Um novo aplicativo permite que o usuário transmita o conteúdo que está registrando pelo celular ao vivo para quem estiver conectado em seu canal na rede de compartilhamento de vídeos. Com isso, é possível fazer coberturas de eventos em tempo real, como fazem as emissoras de televisão, e até mesmo criar seu próprio programa de TV ao vivo.

Por enquanto, o novo aplicativo só pode ser usado por quem tem o smartphone Xperia Z2, modelo da Sony que está entre os mais avançados do mercado e custa em torno de R$ 2.500. Desenvolvido no Brasil pelo Centro de Inovação Tecnológica Venturus, o app Live On YouTube possibilita a transmissão de até 15 minutos de vídeo ao vivo diretamente no canal do usuário.

É possível ainda compartilhar links relacionados no final dos vídeos, além de conferir o número de visualizações e curtidas enquanto a transmissão está em andamento. Cada vídeo pode ter seu conteúdo definido como público ou restrito a alguns amigos em modo privado.

Para aproveitar essa ferramenta, é preciso baixar o aplicativo gratuitamente no Google Play ou a partir da opção “+ Apps”, disponível no menu da câmera do celular Z2. Não se esqueça também de ativar o recurso de “Evento Ao Vivo” na sua conta do YouTube. E uma dica: em rede 4G, a eficiência da transmissão ao vivo é mais certa.

E quem tem outros celulares?

A alternativa é recorrer a outros aplicativos, que também disponibilizam o mesmo serviço de streaming ao vivo, mas sem o alcance e a popularidade do YouTube. Um dos mais conhecidos era o Qik, mas foi desativado recentemente pela Microsoft.

Boa parte dos órfãos do aplicativo migrou para a rede social Mobli, que vem crescendo em número de seguidores, incluindo artistas. O app do Mobli incorporou há poucos meses o recurso de transmissão de vídeos ao vivo, com uma vantagem interessante: não há limite de duração. Por outro lado, o vídeo não fica armazenado para futuras visualizações.

Versões do Mobli para todos os tipos de smartphones já estão disponíveis, inclusive Windows Phone.


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Quem é o personagem mais trouxa da TV?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook