NA MÃO
Reprodução/NBC
Joey Tribbiani até pegou um prêmio Soapie em Friends, mas Matt LeBlanc não levou Emmy para casa
A comédia Friends (1994-2004), que completa 30 anos neste domingo (22), foi abraçada pelo público e deixou uma marca indelével na história da TV mundial, mas não foi tão admirada pela crítica durante sua exibição. Ao longo de uma década de exibição, a série ganhou apenas seis prêmios Emmy --três deles em categorias consideradas menores. Courteney Cox, intérprete de Monica, nunca foi nem indicada.
Para efeito de comparação, O Urso levou 11 estatuetas só na edição mais recente da premiação, uma a mais do que as dez que tinha vencido por sua primeira temporada, na cerimônia realizada em janeiro.
E essa aclamação toda ocorreu para uma produção que muitos sequer consideram comédia, em um momento no qual há mais séries sendo feitas --quando Friends estreou, a TV a cabo ainda engatinhava nas premiações e o streaming era uma realidade distante.
Mesmo assim, a Academia de Televisão nunca se rendeu completamente ao fenômeno dos seis amigos em Nova York. Tanto que Friends só venceu na categoria melhor série de comédia uma única vez, em 2002, por sua oitava temporada --justamente aquela que elevou a atração ao posto de mais vista da TV norte-americana, com uma média de 24,5 milhões de espectadores.
Outras estatuetas de melhor série não vieram, mas não foi por falta de oportunidade. A comédia foi indicada no principal quesito do Emmy por seis de suas dez temporadas --ficou completamente de fora da corrida pelo seu terceiro, quarto, sétimo e décimo ano.
Apesar de ter transformado seus astros em milionários e rostos conhecidos no mundo todo, Friends só rendeu estatuetas do Emmy para dois deles. Ou melhor, para duas: Lisa Kudrow foi a primeira a vencer, como atriz coadjuvante, em 1998; já Jennifer Aniston acabou premiada em 2002, como melhor atriz.
Aí, vale um adendo: a intérprete de Rachel não se considerava mais importante do que a de Phoebe. Desde o primeiro ano da comédia, os seis atores fizeram um pacto de sempre se inscreverem na mesma categoria da premiação, sem distinção de relevância entre eles. O sexteto concorreu como coadjuvante de 1995 a 2001, quando tomou a decisão de migrar para melhor ator e atriz. A mudança fez bem para Jennifer, que venceu no primeiro ano da "casa nova".
As duas, aliás, também foram as integrantes do elenco mais indicadas ao longo da série: Lisa foi lembrada seis vezes, enquanto Jennifer conseguiu cinco nomeações. Courteney Cox, como já foi dito, não recebeu nem uma indicação para chamar de sua.
David Schwimmer começou com o pé direito no Emmy, sendo indicado já no primeiro ano, mas nunca mais foi lembrado por sua atuação como Ross. Matthew Perry (1969-2023), que muitos fãs consideram o mais engraçado da série, também só foi nomeado uma vez, em 2002. Os votantes gostavam mesmo era de Matt LeBlanc, que concorreu em 2002, 2003 e 2004 --sempre como ator principal de comédia.
Os outros três Emmys vencidos por Friends vieram em categorias bem menos expressivas: Michael Lembeck foi premiado pela direção dos episódios exibidos depois do Super Bowl de 1996 (são os capítulos com a participação de Julia Roberts, Brooke Shields e Jean-Claude Van Damme).
Já Bruce Willis e Christina Applegate levaram as estatuetas de atores convidados em série de comédia por suas aparições como Paul Stevens ("sogro" de Ross que se envolve com Rachel) e Amy Green, irmã da personagem de Jennifer Aniston.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Courteney Cox
David Schwimmer
Emmy
Friends
Jennifer Aniston
Lisa Kudrow
Matt LeBlanc
Matthew Perry
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.