CHANDLER BING
REPRODUÇÃO/WARNER BROS.
Matthew Perry (1969-2023) em Friends (1994-2004); ator cômico lutava contra demônios pessoais
Eterno Chandler Bing, Matthew Perry (1969-2023) fez milhares de pessoas rirem por todo o mundo com seu personagem excêntrico e carismático em Friends (1994-2004). Quem o via em frente às câmeras, no entanto, não sabia que por trás do sorriso largo existia um homem em pleno sofrimento, lutando contra demônios pessoais, e que anos mais tarde perderia uma das batalhas mais difíceis de sua vida contra o vício em álcool e drogas.
Friends, que completa 30 anos no próximo domingo (22), fez Perry alcançar a fama que sempre desejou. George Clooney, que conheceu o ator quando ele tinha apenas 16 anos, contou após sua morte que ele sonhava com um papel em uma sitcom (comédia de situação), como a série da Warner.
Perry acreditava que o sucesso lhe traria uma realização capaz de deixá-lo em paz consigo mesmo --o que nunca aconteceu. "Tudo o que ele falava na época era: 'Só quero conseguir uma sitcom. Só quero entrar no elenco fixo de algum programa e eu serei o homem mais feliz na Terra'", afirmou Clooney em entrevista ao Deadline pouco depois da morte de Matthew.
"E ele conseguiu o melhor de todos os tempos. Mas não era feliz. Não trouxe nenhuma alegria ou felicidade. Era difícil de ver, porque não sabíamos que o que estava acontecendo com ele", completou.
Por meio de sua autobiografia, Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do Astro de Friends, o ator confirmou que a vida de celebridade não era um mar de rosas.
Quando Chandler e Monica (Courteney Cox) se casaram na sétima temporada, Perry estava morando em uma clínica de reabilitação. No livro, ele confessou que a única temporada que conseguiu gravar totalmente sóbrio foi a penúltima --que, inclusive, ficou marcada como a única indicação ao Emmy que ele recebeu na série.
Em determinado momento, ele precisou ter um assistente que o seguia o dia todo para assegurar que ele não tomaria álcool ou usaria drogas --mesmo vivendo o ponto mais alto de sua carreira nas telas.
O fim de Friends também foi trágico para o astro de Hollywood. Ele descreveu que a sensação foi "como cair de um penhasco". "Sem um emprego ridiculamente bem pago, um sonho tornado realidade, e sem alguém especial na minha vida, as coisas começaram a desandar rapidamente", afirmou.
Foram cerca de US$ 7 milhões (R$ 38,4 milhões na cotação atual) gastos tentando se manter sóbrio. Perry revelou que foi a clínicas de reabilitação 15 vezes em sua vida, e em 2020 teve que regravar cenas de um filme depois de passar o tempo todo drogado nas filmagens.
Ele, inclusive, perdeu a oportunidade de estrelar Não Olhe Para Cima (2021), com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep, por estar em uma reabilitação na Suíça.
Em outubro de 2023, Perry foi encontrado morto na banheira de sua casa, em Los Angeles, com uma alta quantidade de cetamina no sangue. Quase 30 anos depois de chegar ao auge, o ator ainda lutava contra a dependência de drogas e bebidas, que resultou em um fim trágico e repentino.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.