Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Pesquisa nos EUA

Séries escritas só por homens têm menos mulheres, diz estudo

Divulgação/ABC

A atriz Emily VanCamp como Emily Thorne em Revenge, uma das séries de TV dos EUA com mais mulheres  - Divulgação/ABC

A atriz Emily VanCamp como Emily Thorne em Revenge, uma das séries de TV dos EUA com mais mulheres

REDAÇÃO

Publicado em 19/2/2014 - 17h48

Estudo divulgado nesta quarta (19) pela organização Women's Media Center mostra que, apesar de serem 51% da população dos Estados Unidos, as mulheres são minoria em séries da TV aberta do país. A proporção de mulheres diminui quando as séries são escritas apenas por homens.

Segundo o levantamento, eram homens 57% dos personagens das séries apresentadas entre setembro de 2012 e julho de 2013. Isso quer dizer que de cada dez personagens, só quatro eram mulheres.

A emissora que menos abre espaço para as mulheres é a CBS, das séries 2 Broke Girls e The Good Wife, protagonizadas por mulheres. Apenas 39% dos personagens de sua programação de fição eram do sexo feminino no ano passado. Na outra ponta está a The CW, com 51% de personagens mulheres. O canal exibe Reign, Beauty & The Beast e The Vampire Diaries, todas com mulheres liderando o elenco. Na sequência vem a ABC (Revenge, Scandal, Nashville) e a Fox (New Girl, Glee, Raising Hope), com 44% de mulheres cada uma, e a NBC (Parks & Recreation, Law & Order: SVU), com 41%.

Personagens femininas são mais provavéis quando uma mulher cria ou escreve uma série, revela estudo. Se a série tem uma criadora, 47% das personagens são mulheres. Caso contrário, o número cai para 41%. 

Série com ao menos uma roteirista tem 43% do elenco formado por mulheres. Séries escritas apenas por homens têm 40% de personagens do sexo feminino.

CSI, da rede CBS é um exemplo do pouco espaço dado ao sexo feminino. Criada por Anthony E. Zuiker, a série tem apenas três mulheres entre os 11 protagonistas.

LEIA TAMBÉM:

Com eliminação de Letícia, BBB tem pior terça-feira da história

CSI ganhará nova série sobre investigações de crimes na internet

Origem da protagonista de Revenge será revelada em HQ da Marvel

Em Família: Laerte e Helena se reencontram e saem no tapa

Jornal da Globo faz 'mershandising' de livro da filha de Edir Macedo

SBT negocia produção de novela 'argentina' com sócia da Globo

Dubladores improvisam barracos e gritaria de Caso Encerrado, do SBT


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.