Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

No canal Max

Série italiana que desglamouriza a máfia, Gomorra volta em segunda temporada

DIvulgação/Sky Atlantic

O ator Marco D’Amore em cena do primeiro episódio da segunda temporada de Gomorra - DIvulgação/Sky Atlantic

O ator Marco D’Amore em cena do primeiro episódio da segunda temporada de Gomorra

JOÃO DA PAZ

Publicado em 6/7/2016 - 6h24

Sucesso no mundo todo, a série italiana Gomorra está de volta após um intervalo de dois anos. Famosa por mostrar a realidade da máfia italiana, sem o glamour apresentado em produções norte-americanas, como o filme O Poderoso Chefão (1972) ou a série The Sopranos (1999-2007), a atração do canal Sky Atlantic mostra a disputa pelo poder no submundo da cidade de Nápoles, onde o crime organizado italiano surgiu no século 17. A segunda temporada estreia nesta quarta (6), no canal Max, às 22h.

Em Gomorra, inspirada no livro homônimo escrito em 2006 pelo jornalista Roberto Saviano, não há mafiosos ostentando ternos de grifes ou discutindo crises existenciais com uma psiquiatra. O cenário mais recorrente é a periferia de Nápoles, com seus criminosos sanguinários e vingativos.

Três mafiosos têm destaque na trama. A Camorra, como a máfia italiana daquela região é chamada, estava sob o comando de Don Pietro Savastano (Fortunato Cerlino). Ele tinha ao seu lado dois homens: seu filho, o playboy mimado Gennaro Savastano, e seu braço-direito, Ciro Di Marzio (Marco D’Amore), conhecido como O Imortal. 

divulgação/Sky Atlantic

Fortunato Cerlino e Salvatore Esposito em Gomorra; atores interpretam pai e filho

Na primeira temporada, a estrutura da Camorra mudou assim que Don Pietro foi preso por uma "bobagem": porte de drogas. Na cadeia, ele tentou manter o controle da sua gangue, mas quem assumiu o comando nas ruas foi sua mulher, Immacolata (Maria Pia Calzone). Ela tomou a decisão ao perceber que o filho não tinha condições de controlar a organização.

Com o chefão preso, Ciro viu uma oportunidade para dominar a organização. Impiedoso, ele armou uma cilada para matar Imma. O mafioso já esperava retaliações de outros criminosos que poderiam se voltar contra ele. Por isso, no dia do funeral de Imma, preparou um ataque e contra seus inimigos e protagonizou um massacre.

Para se consolidar no topo, bastava Ciro eliminar o herdeiro de Don Pietro. Sem hesitação, ao encarar Gennaro em um teatro, O Imortal disparou um tiro bem no olho esquerdo do rival, que desabou no chão.

reprodução/Sky atlantic

Pina Turco na 2ª temporada de Gomorra; cenário da periferia de Nápoles é presente na série

Novos desafios

No início da segunda temporada, Ciro, o novo chefão, planeja alianças com famílias rivais. Ele negocia inclusive com o clã Conte, comandado por Salvatore (Marco Palvetti), um dos principais inimigos de seu ex-chefe. O objetivo? Eliminar qualquer pessoa fiel a Don Pietro ou à família Savastano.

O Imortal não sabe, mas terá de enfrentar novamente dois adversários conhecidos. Don Pietro escapa da prisão, com a ajuda de seus capangas, e Gennaro, ao contrário do que se pensa, sobreviveu ao atentado. Além disso, Ciro precisa lidar com a mulher, Deborah Di Marzio (Pina Turco), que demonstra nervosismo por ser a nova primeira-dama de um chefão da máfia e teme pelo futuro da filha, Maria Rita (Claudia Veneziano). Deborah representa uma grande ameaça para Ciro _durante um surto, ela vai a uma delegacia com objetivo de contar tudo o que sabe sobre a Camorra.

Gomorra é exibida em mais de 130 países e já tem terceira temporada confirmada. As filmagens dos novos episódios terão início no quarto trimestre de 2016, com estreia prevista para o começo do ano que vem.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.