IMELDA STAUNTON
Divulgação/Netflix
Imelda Staunton como a rainha Elizabeth na série The Crown; atriz recebeu o título de dama
Apesar de a família real não ser a maior fã da série The Crown (2016-2023), nem o rei Charles conseguiu negar o talento da equipe envolvida na produção milionária da Netflix. Neste sábado (15), quando comemorou seu aniversário, o monarca concedeu à atriz Imelda Staunton, que interpretou sua mãe nas últimas duas temporadas do drama, o título de "dama" --a versão feminina do "sir".
Imelda surgiu como a rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) na reta final da série livremente inspirada em fatos da família real, substituindo Claire Foy e Olivia Colman, que deram vida à monarca nos quatro anos anteriores.
Mas a atriz tem uma carreira de quase seis décadas e, inclusive, foi indicada ao Oscar por O Segredo de Vera Drake (2004). Ela também viveu a vilã Dolores Umbridge em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) e apareceu na comédia Shakespeare Apaixonado (1998), filme marcado porque Gwyneth Paltrow "roubou" a estatueta de melhor atriz de Fernanda Montenegro.
Em comunicado à imprensa, a veterana de 68 anos agradeceu pela honraria concedida pelo seu "filho". "Teatro, cinema e televisão são elementos essenciais para o nosso bem-estar, estão no âmago da nossa cultura e são admirados por todo mundo. Estou orgulhosa de desempenhar o meu papel nessa indústria tão importante."
A partir de agora, a artista deve ser chamada de "dame Imelda Staunton", se juntando a um grupo de estrelas que também conta com Julie Andrews, Joan Collins, Helen Mirren, Elizabeth Taylor (1932-2011), Emma Thompson, além de Maggie Smith e Julie Walters, que contracenaram com a nova dama na franquia Harry Potter.
Curiosamente, apesar de as festividades de aniversário de Charles serem realizadas em junho, o rei nasceu em 14 de novembro de 1948. Mas, tradicionalmente, as festividades relacionadas ao monarca são feitas nos meses de verão no hemisfério norte, quando o clima é mais ameno.
O único membro da família real a admitir publicamente que viu The Crown foi o príncipe Harry --que já havia abdicado de seus deveres quando falou sobre o tema. Ele, no entanto, preferiu não assistir à última temporada, que lidava com a morte de sua mãe, a princesa Diana (1961-1997) --vivida por Elizabeth Debicki na ficção.
Segundo fontes da realeza britânica, o rei Charles e a rainha Camilla também eram fãs da produção, mas decidiram parar de vê-la na quarta temporada, quando suas histórias passaram a ter mais destaque. O casal foi vivido por Josh O'Connor e Emerald Fennell no terceiro e no quarto anos, e por Dominic West e Olivia Williams nas duas levas finais de episódio.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.