Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Censura branda

Primeira série a exibir casamento lésbico na TV, Friends proibiu beijo gay

Divulgação/NBC

Em Friends, Jessica Hecht e Jane Sibbett protagonizam o primeiro casamento lésbico da TV dos EUA - Divulgação/NBC

Em Friends, Jessica Hecht e Jane Sibbett protagonizam o primeiro casamento lésbico da TV dos EUA

REDAÇÃO

Publicado em 12/9/2018 - 13h52

Em livro sobre os bastidores de Friends (1994-2004), as atrizes Jane Sibbett e Jessica Hecht, intérpretes do casal Carol Willick e Susan Brunch, revelaram que foram proibidas de se beijarem na boca no episódio que mostrou o primeiro casamento lésbico da TV americana, em 1996. Elas também tiveram de manter um visual mais hétero, menos gay.

"[Uma produtora] me disse, antes de eu conseguir o papel de Susan, que eles estavam procurando por uma atriz que pudesse viver uma lésbica, sem se parecer uma. Alguém com um visual comportado, nada muito agressivo", falou Jessica para a escritora Kelsey Miller, autora do livro I'll Be There for You, que promete ser o guia definitivo dos bastidores de Friends _a comédia completa 25 anos em 2019.

A publicação será lançada em outubro nos Estados Unidos e o site da revista Entertainment Weekly divulgou nesta quarta-feira (12), em primeira mão, o trecho sobre o casamento lésbico da atração.

Em meados dos anos 1990, época na qual a presença gay no mundo das séries era bem escassa, Friends contribuiu para quebrar um tabu. Embora tenha rompido essa barreira importante para a inclusão de homossexuais em grandes produções, a equipe de produtores da série tomou diversas precauções para não provocar a fúria do público conservador.

A ideia era fazer com que Carol e Susan tivessem uma aparência mais feminina. Cabelos curtos, só entre as figurantes. A atriz Lea DeLaria, que foi ganhar fama em Hollywood quase duas décadas depois no papel da Big Boo de Orange Is the New Black, fez uma ponta no casamento e desvendou um segredo das filmagens da cena.

“Eles queriam entre 30 e 40 mulheres sapatões gordas, vestindo ternos”, contou Lea para a autora do livro.

Matthew Perry encara Lisa Kudrow e Lea DeLaria chega de mansinho em cena do casamento

Sem ter o conhecimento dos detalhes atrás das câmeras, o público prestigiou em peso o casamento. Friends conseguiu ser a série mais assistida daquela semana, com 31,6 milhões de telespectadores. Isso apesar do boicote de duas afiliadas da NBC no interior dos Estados Unidos, uma de Ohio e outra do Texas.

Com esse marco, Friends entrou para a história da TV. Mesmo recebendo diversas críticas por abusar de piadas, algumas ofensivas, contra gays e lésbicas. A escritora Sarah Beauchamp, conhecida por trabalhos sobre feminismo e cultura gay, falou no livro que não via as piadas como um grande problema, "pois refletiam a realidade da época". Para ela, a grande homofobia da série era a tentativa de transformar pessoas da comunidade gay em heterossexuais, com visual e atitudes menos estereotipadas.

Contudo, Sarah também vê pontos positivos no casamento e no que ele trouxe para a série. O personagem Ross (David Schwimmer), que foi casado com Carol e teve um filho com ela, ficou consternado com a notícias de que sua mulher o trocou por... outra mulher. As reações dele foram compreensíveis, próximas da realidade.

E, no final das contas, as atrizes que protagonizaram o casamento olham para trás e ver tudo como uma coisa positiva. "Eu acho que, para a comunidade gay, foi algo muito importante de ver aquilo [um casamento lésbico com família e amigos]", disse Jane. "Eu só gostaria que nós tivéssemos mais espaço na série".

TUDO SOBRE

Friends

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.