Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

Por que Game of Thrones está fora da lista das 25 séries mais vistas da TV?

Divulgação/HBO

A atriz Sophie Turner em Game of Thrones; série líder em pirataria passa em branco na TV - Divulgação/HBO

A atriz Sophie Turner em Game of Thrones; série líder em pirataria passa em branco na TV

DANIEL CASTRO e JOÃO DA PAZ

Publicado em 21/12/2016 - 6h01

Uma das séries mais comentadas nas rodas de conversas, escolhida a melhor pelo público que votou no Troféu UOL TV e Famosos 2016, Game of Thrones não está entre as 25 mais assistidas no Brasil no ano que está terminando, de acordo com ranking obtido com exclusividade pelo Notícias da TV.

A cultuada produção da HBO não aparece na lista por dois motivos: é exibida por um canal premium, que cobra assinatura à parte, e porque é a mais pirateada do mundo. Pesquisas mostram que cada episódio de GoT tem mais de 1 milhão de downloads ilegais no planeta, quase o dobro da "vice-campeã", The Walking Dead (600 mil). Ou seja, a série é muito vista, mas não em sua primeira exibição na TV paga.

Todas as 25 séries do ranking (veja abaixo) são exibidas por canais básicos. O levantamento considerou apenas a audiência da primeira veiculação de cada episódio, e os dados se referem ao público de 18 a 49 anos, de ambos os sexos, que são o alvo desse tipo de produção. Programas humorísticos, como Vai que Cola (Multishow), não foram considerados.

The Walking Dead ocupa as duas primeiras posições da lista, com a sétima e a sexta temporada, respectivamente. A grande surpresa é a vice-liderança de Um Contra Todos, série nacional também exibida pela Fox.

A série sobre o apocalipse zumbi é a mais vista desde 2013, quando o Notícias da TV começou a publicar o ranking. Os oito primeiros episódios da atual safra de Walking Dead foram vistos por 489 mil telespectadores em média em todo o país. Pelo menos 698 mil pessoas adultas sintonizaram cada episódio durante pelo menos um minuto (alcance).

A presença no topo do ranking de Um Contra Todos, série estrelada por Julio Andrade sobre um advogado que é condenado injustamente e vira criminoso na cadeia, surpreendeu a própria Fox, que já produz uma segunda temporada, a estrear na metade de 2017. 

Chamam a atenção no ranking o bom desempenho de Supernatural (Warner), que já está na 12ª temporada é foi a terceira mais vista no ano, e a supreendente audiência dos episódios de estreia de Máquina Mortífera (Warner), baseada na franquia de filmes iniciada em 1987.

Mesmo encerrada há quase dois anos, a comédia Two and a Half Men (2003-2015) continua atraindo centenas de milhares de telespectadores. Cravou a nona posição no levantamento.

Outro aspecto do ranking é o predomínio de produções sobre super-heróis. Cinco séries desse nicho estão entre as 25 mais vistas: Flash, Supergirl, Legends of Tomorrow, Gotham e Arrow.

Confira a lista das séries mais vistas em 2016 na TV paga brasileira:


Observações: Os dados, expressos em pontos, foram transformados em número de telespectadores seguindo critério do Ibope; os números se referem ao público de 18 a 49 anos, ambos os sexos, dos 15 mercados medidos pelo Ibope. Foram consideradas apenas as primeiras exibições de cada episódio no ano


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.