Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sem pudor

Novas séries quebram tabu e exibem nudez frontal masculina

Reprodução/Showtime

Os atores Josh Stamberg e Maura Tierney em cena da segunda temporada de The Affair - Reprodução/Showtime

Os atores Josh Stamberg e Maura Tierney em cena da segunda temporada de The Affair

JOÃO DA PAZ

Publicado em 9/11/2015 - 5h06

Até pouco tempo atrás, o nu frontal masculino era uma raridade na TV, mesmo em canais "progressistas", como a HBO. Imagens de pênis apareciam ocasionalmente em episódios de Oz (1997-2003), Roma (2005-2007) e Game of Thrones. Mas o mundo está mudando e o nu masculino, virando tendência. Somente nos últimos 30 dias, duas séries ousaram com cenas em que homens aparecem pelados completamente.

A mais "agressiva" foi The Leftovers, da HBO. Ela despiu completamente três homens em apenas dois episódios. Primeiro, mostrou um personagem masculino sendo estuprado por uma mulher, interpretada por Liv Tyler. No capítulo do último dia 1º, colocou um de seus protagonistas, o reverendo Matt Jemison (Christopher Eccleston), totalmente nu, e de frente, sobre um trailer em um acampamento.

Em The Affair, do canal Showtime, ainda inédita no Brasil, a nudez surgiu após uma relação sexual normal. Mas foi farta. Em cartaz desde o meio do ano na Netflix, Sense8 também liberou o órgão sexual masculino. A série conectou um "sensitivo" alemão com uma indiana pela imagem falo. Embora em continentes diferentes, eles contracenaram _e ela ficou impressionada com o que viu no rapaz.

Para Bernadette Lyra, 77 anos, escritora e doutora em cinema pela USP (Universidade de São Paulo), está havendo uma mudança de paradigma: o nu masculino está virando corriqueiro, algo que só ocorria com o feminino. "As conquistas que envolvem a sexualidade e as identidades sexuais ajudam nessa transformação", diz.

"A nudez feminina, historicamente, foi mais exibida por uma cultura conservadora e patriarcal", explica Bernadette. "Essa cultura sempre supôs a mulher como objeto para o prazer do homem, mais disponível ao voyeurismo."

Sarah Treem, criadora de The Affair, diz que a intenção da série foi justamente a de quebrar esse tabu cultural. "Nós não queremos que a série seja apenas sobre o corpo da mulher, somente porque ele é excitante. Nosso objetivo é manter o máximo de igualdade que pudermos", justificou no seminário da TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos), em agosto. 

reproduçãoqshowtime

A atriz Maura Tierney desvia o olhar do pênis de Josh Stamberg, depois de sexo em The Affair

O conservadorismo cultural foi por terra logo na estreia da segunda temporada da série, sobre as relações extraconjugais de dois casais. Intepretado por Josh Stamberg, um novo personagem surgiu totalmente nu, de frente e de costas, após fazer sexo com uma das protagonistas.

Em entrevista à revista Entertainment Weekly, Stamberg afirmou que topou o desafio porque sabia que a nudez não seria gratuita. "Para mim, o mais importante é: qual a pertinência da cena? Queria ter certeza de que não era apenas um truque para chamar a atenção. Após conversar com a Sarah [Treem], percebi que havia um sentido", disse.

Na cena, o personagem de Stamberg, Max, se reencontrou com Helen (Maura Tierney) após ela se separar do marido, Noah Solloway (Dominic West), que a traía com Alison Bailey (Ruth Wilson). Max é o melhor amigo de Noah. "Ele [Max] apenas estava mostrando o poder que ele tem sobre essa mulher que sempre o desejou", disse Stamberg sobre a cena. "Max é o tipo de cara confiante, que anda pela casa pelado."

MONTAGEM/REPRODUÇÃO/HBO

Após transa com personagem de Liv Tyler, Chris Zylka teve o pênis exposto em The Leftovers

Em The Leftovers, um estupro

Canal sempre envolvido com cenas polêmicas de sexo e nudez, a HBO entrou de novo no centro dessa discussão. O terceiro episódio da segunda temporada de The Leftovers mostrou o personagem de Chris Zylka, o jovem Tom, sendo estuprado pela maluca Megan, de Liv Tyler.

Na sequência, Megan, líder de uma seita apocalíptica, manda raptarem Tom e transa com ele, preso a uma barra com as mãos algemadas, dentro de uma van. A mulher entra no veículo, abaixa as calças do rapaz, levanta seu vestido e senta em cima dele. Após o fim da transa, Tom é dispensado em um lugar abandonado, completamente nu _e com seu pênis "humilhado" exposto várias vezes.

"Nós procuramos tratar essa cena com muita sensibilidade", disse Damon Lindelof, um dos criadores e produtores da série, em entrevista ao site HitFlix. "Tivemos de lidar com todas as complicações que algo tão impactante nos apresentou. Mas explicamos tudo para a Liv e para Zylka, sobre o porquê da cena e o seu significado.”

Aparentemente, Lindelof gostou da experiência. Em seu quinto episódio, veiculado no último dia 1º, The Leftovers despiu Christopher Eccleston, o pastor Matt Jemison. Depois de uma longa jornada, em que descobriu que sua mulher que vive em um estado parecido com o coma está grávida, que foi agredido e impedido de voltar para a cidade-santuário em que vive, entre outras desventuras, Matt decidiu virar mártir: assumiu o lugar de um outro homem que vivia preso a uma espécie de guilhotina, sobre um trailer em um acampamento de fanáticos. Completamente nu.

Para o ator, isso não foi novidade. Eccleston já apareceu peladão no telefilme Lennon Naked, de 2010, em que interpretou John Lennon no final dos anos 1960.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.