Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRENO SILVEIRA

Morto em maio, diretor de 2 Filhos de Francisco tem obra póstuma na Amazon

Divulgação/Prime Video

Breno Silveira com Flavio Tolezani e Laila Garin nos bastidores da segunda temporada de Dom

Breno Silveira (de máscara e boné) dirige Flavio Tolezani (de costas) e Laila Garin na série Dom

LUCIANO GUARALDO e GIULIANNA MUNERATTO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 1/4/2023 - 6h30

Diretor do filme 2 Filhos de Francisco (2005) e criador da série 1 Contra Todos (2016-2020), Breno Silveira (1964-2022) morreu em maio do ano passado durante as filmagens de Dona Vitória. Mas o cineasta indicado ao Emmy Internacional vive por meio de sua obra. Em especial pela série Dom, cuja segunda temporada está sendo exibida pelo Prime Video.

"Ele dirigiu a temporada inteira, chegou a montar boa parte dela, então os episódios foram totalmente feitos pelas mãos dele também", conta o protagonista Gabriel Leone em conversa exclusiva com o Notícias da TV. "Mas, por essa perda inestimável que a gente teve, infelizmente essa temporada acaba vindo também com um tom de homenagem."

Ao fim de cada episódio de Dom, antes de os créditos serem exibidos, um card surge com a dedicatória "Breno Silveira - In memoriam". A terceira (e última) temporada, já inteiramente gravada, foi dirigida por Adrian Teijido --que era diretor de fotografia da série e foi promovido para manter a visão do cineasta nos episódios derradeiros.

Apesar de não estar presente de corpo na terceira temporada, Silveira teve sua presença sentida pelo elenco e pela equipe. "Ele deixou a alma no projeto, todo mundo foi escolhido a dedo por ele. Temos uma confiança muito grande na equipe que ele montou, sabe?", aponta Isabella Santoni, intérprete de Viviane.

"E teve outra coisa também. Nós gravamos duas temporadas [com ele]. Então acho que todo mundo entendeu muito bem o que ele queria ali", completa Raquel Villar, que vive Jasmin, a namorada de Pedro Dom. "Então, na terceira tem muita coisa do que era o olhar dele, das coisas que ele gostava. Como ele gravava, a linguagem... Eu acho que ele está muito presente."

Para Roberto Birindelli, que vive o avô de Pedro na série, a morte inesperada de Breno Silveira teve um peso ainda maior --os dois já tinham trabalhado juntos em 1 Contra Todos.

"O trabalho de ator mais profundo que eu já fiz na vida foi com ele. O Breno compreendia o suor do ator, era muito intuitivo, deixava meio freestyle [estilo livre], mudava tudo na hora. Ele dava terreno para a gente manifestar possibilidades que nem imaginava. Normalmente, se fala que o teatro é o terreno do ator, mas o Breno fazia com que o audiovisual fosse terreno do ator também."

"Acho que não tivemos nenhuma insegurança de como seria sem ele, pois o Breno ainda está entre a gente. Eu fico misturando passado e presente o tempo todo, porque parece que ele não nos deixou. Ele tinha um entusiasmo e uma paixão que acho que é o grande diferencial do trabalho dele. E ele também dava muita liberdade, conduzia de uma maneira que era como se a criatividade estivesse pulsando o tempo todo, sabe?", continua Isabella.

"O que a Bella falou faz total sentido, porque ele está presente na série, nesses personagens e nessa história a todo momento. É uma saudade muito grande, uma perda absurda, ainda mais da maneira que aconteceu. Mas ao mesmo tempo, acho que é uma alegria para todos nós estar lançando essa segunda temporada e concluindo essa história, porque a gente sabia o quão caro e importante era esse projeto para o Breno, sabe? Então seguimos firmes e fortes, com ele e por ele sempre", finaliza Leone.

O Prime Video lança um novo episódio de Dom semanalmente. Na sexta-feira (31), estreou o quinto capítulo --são sete, no total. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.