Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO PRIME VIDEO

Como Dom 'engana' público para espremer temporada da noite de sua morte?

Reprodução/Prime Video

Gabriel Leone tem expressão furiosa enquanto morde pino de granada em cena da série Dom

Gabriel Leone no fim da primeira temporada de Dom; série faz malabarismo para estender história

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 17/3/2023 - 6h45

Quase dois anos depois do lançamento de sua primeira temporada, a série nacional Dom volta nesta sexta-feira (17) com episódios inéditos e um desafio enorme: estender sua narrativa para explorar ao máximo uma história que tem "data de validade". Afinal, a leva de capítulos inicial chegou ao fim justamente na noite em que Pedro Machado Lomba Neto (1981-2005), o Pedro Dom da vida real, foi morto pela polícia.

Para quem não se lembra, o primeiro ano de Dom acabou com Pedro (Gabriel Leone) em uma moto no túnel Rebouças, que liga as zonas norte e sul do Rio de Janeiro, com viaturas da polícia fechando as duas saídas. Cercado, ele saca uma granada, puxa o pino e arremessa o explosivo na direção de alguns carros. Quem conhece a história de Pedro Dom sabe que foi exatamente nessa noite que o criminoso morreu.

O Dom da vida real até conseguiu furar o bloqueio policial no túnel após disparar sua arma diversas vezes contra os policiais e jogar uma granada para o alto. A perseguição seguiu pelas ruas da Lagoa. Tiros furaram o pneu da moto de Pedro, que continuou sua fuga a pé e entrou em um prédio. Ele foi atingido por vários disparos e chegou a ser levado ao hospital Miguel Couto, no Leblon, mas não resistiu.

Na ficção, a equipe de roteiristas precisa "enganar" o público do Prime Video para manter a série na ativa. Em vez de continuar a história após os eventos do túnel, Dom volta alguns meses no tempo para explorar mais do passado de Pedro e de sua relação com o pai, Victor (Flavio Tolezani), e com a namorada, Jasmin (Raquel Villar) --que havia revelado sua gravidez para o sogro no fim do primeiro ano.

Jasmin, aliás, ganha destaque nos novos episódios. Apaixonada por Dom, ela fica dividida entre viver esse amor bandido ou se afastar do namorado pelo bem de sua família. "É uma montanha-russa, né? Vai por outro caminho, ela tem que tomar decisões muito difíceis", conta Raquel ao Notícias da TV.

"Eu acho que o mais difícil nessa caminhada dela é se apaixonar, porque a Jasmin realmente se vê ali vivendo um amor. E, dentro disso, as decisões ficam muito mais complicadas. Eu me peguei no lugar dela, pensando: 'Vou seguir com essa caminhada e ter um filho sozinha? Vou esperar pelo Dom? Como é que eu faço?'. A partir dessas reflexões mais sérias a gente desenvolve toda a caminhada dela na segunda temporada", continua a atriz.

Dom não vai enrolar público para sempre

A granada e o túnel Rebouças até voltam a aparecer no decorrer do segundo ano (contar mais do que isso seria dar spoiler), mas não espere por uma resolução desse confronto tão cedo --afinal, a série Dom já foi renovada para uma terceira temporada, cujas gravações chegaram ao fim na última terça-feira (14); a estreia dos episódios deve ocorrer apenas em 2024.

Ao que tudo indica, a terceira leva será a derradeira, seguindo o planejamento do criador da série, o cineasta Breno Silveira (1964-2022). Quem adianta o fim à reportagem é Malu Miranda, chefe de conteúdo original da Amazon no Brasil.

"Nós sempre falamos sobre isso, e eu adoraria [que Dom tivesse mais temporadas], mas acho que a essência da série está nessas três temporadas que o Breno concebeu e planejou lindamente. Acho que no ano que vem teremos esse momento de despedida", justifica ela, em conversa exclusiva.

Mas um ponto-final na história de Pedro Dom não encerraria automaticamente o universo da série. "É claro que, no mundo do entretenimento, sempre surgem outras ideias: 'Vamos fazer um spin-off?'. E a Amazon se preza de ser muito obcecada pelo consumidor, né? Se o consumidor pedir muito, a gente tenta obedecer e achar um jeito", adianta a executiva.

Para os fãs de Dom, a boa notícia é que cada nova temporada aumenta a dose de emoção. "Eu adoro a maneira como a série foi construída, com a primeira temporada se passando em várias décadas, a segunda dura cerca de um ano, e a terceira vai ser menos tempo ainda. Então, tem mais adrenalina, mais loucura. Tem muita coisa boa vindo aí", promete Malu.

A segunda temporada de Dom, que estreia nesta sexta (17) no Prime Video, vai contar com sete episódios. Confira o trailer da série nacional:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.