Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BETINHO

Julio Andrade confessa susto ao receber convite da Globo: 'Será que consigo?'

Divulgação/TV Globo

Julio Andrade, Ravel Andrade e Maria Beltrão posam com equipe da série Betinho: No Fio da Navalha

Julio Andrade (à esq.) com a equipe da série Betinho: No Fio da Navalha, que estreia nesta sexta (1º)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 1/12/2023 - 18h10

Estreia nesta sexta (1º), no Globoplay, a série Betinho: No Fio da Navalha, com Julio Andrade na pele do protagonista. Ele impressiona na semelhança de sua caracterização no papel do sociólogo Herbert de Sousa (1935-1997), mas confessa que chegou a duvidar se seria possível ficar parecido com o personagem. "Será que consigo?", se questionou.

"Esse convite veio, e eu tomei um susto. Conhecia pouco do Betinho, mas a figura dele impressiona. Pensei: 'Será que consigo chegar nesse personagem?'. De cara, aceitei pelo desafio, por tudo que ele fez pelo Brasil. Mas eu tinha muita dúvida quanto à caracterização", assumiu o ator durante painel na CCXP nesta sexta.

"Eu fiz um teste pra ver se eu tinha alguma coisa de Betinho. Quando fiz, tava todo mundo concentrado na reunião, e eu fazendo teste com o caracterizador, que foi também quem trabalhou comigo [no filme] Gonzaga: De Pai pra Filho [2012]. Aí foi incrível, quando me olhei, falei: 'Caramba, tem algo de Betinho aí'. E a gente foi aperfeiçoando", relatou.

Para interpretar Betinho durante diferentes fases da vida e de problemas de saúde (o sociólogo era HIV positivo e morreu com complicações de Aids), o ator usou próteses dentária e de nariz, raspou a cabeça durante quatro meses ("para que a peruca ficasse legal", segundo ele) e emagreceu sete quilos.

Andrade considera que todo o sacrifício valeu a pena e que este com certeza foi o trabalho mais significativo e mais intenso de sua vida. Ele se sente muito orgulhoso e impactado por ter retratado a trajetória de vida de Betinho na série de oito episódios da plataforma de streaming da Globo.

"A gente tá muito empolgado. Além da relevância da história, tem a importância de ela ser contada pra várias gerações que não conhecem [Betinho]. Eu mesmo tenho 47 anos e tenho lembrança do Betinho, do que ele fazia, mas não conheci a historia. Eu fui impactado. Saio desse projeto com outro olhar sobre o Brasil que a gente vive. Saio transformado, espero que essa história transforme vocês também", disse Julio.

"Betinho é o verdadeiro herói, é o nosso herói, que não usa cueca por cima da calça. Ele lutou até o fim, apesar da saúde frágil, das doenças. O sonho dele era acabar com a fome. Ele teve engajamento com todo mundo, com artistas, com empresas, com o povo principalmente. Esse cara é o verdadeiro herói, um herói brasileiro", conclui ele.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.