Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM PERMISSÃO

Invadimos as gravações de duas séries de TV e mostramos como fazer o mesmo

Fotos: Luciano Guaraldo/Notícias da TV

Alan Cumming conversa com integrante da equipe de Instinct durante gravação em Nova York - Fotos: Luciano Guaraldo/Notícias da TV

Alan Cumming conversa com integrante da equipe de Instinct durante gravação em Nova York

LUCIANO GUARALDO, em Nova York

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 6/10/2017 - 5h20

Você é fã das séries norte-americanas e tem curiosidade de saber como são feitas as gravações? O Notícias da TV invadiu (sem permissão) as gravações de uma série veterana e de outra novata e mostra que não é tão difícil chegar perto dos seus atores favoritos ou assistir (mesmo que à distância) a uma cena que só vai ao ar na televisão daqui a meses.

O primeiro passo para acompanhar uma gravação é descobrir quando e onde as séries serão rodadas. Sites especializados no assunto, como o On Location Vacations, faz uma lista diária com programas e filmes e o local previsto para a filmagem. O site tem relações de produções rodadas em Nova York, Califórnia, Vancouver, Chicago e outros lugares nos Estados Unidos e no Canadá.

No dia desta reportagem, produções como Maniac (série que Emma Stone estrelará na Netflix) e Gotham estavam gravando em estúdio, então optei por tentar a sorte com as locações de Law & Order: SVU (atualmente em sua 19ª temporada) e a inédita Instinct, que a CBS prepara para 2018.

Decidi começar por Instinct, que tinha endereço e hora específicos. Ao chegar lá, muitos papéis com setas indicativas estavam nos postes, apontando as direções para banheiros químicos, bufê, camarins e o set. Segui na direção do último.

A produção acontecia no Madison Square Park, uma praça importante de Nova York. Todas as vagas para estacionar nos quarteirões próximos à locação foram reservadas para a equipe.

Quem parasse ali seria guinchado e teria de pagar multa para reaver os veículos, mesmo se fosse morador da região. Mas eles nem se importam: já estão acostumados com toda essa movimentação. Nova York respira cinema e TV nos outdoors, nas laterais de ônibus e, claro, nas filmagens.

Setas apontam os caminhos para o café da manhã, local da gravação e as mesas do bufê

E o alvoroço em questão não era pequeno: por se tratar de uma praça pública, pedestres passavam por ali o tempo todo, e controlar os curiosos exigia um trabalho de paciência.

A equipe tinha de guiar o tempo todo as pessoas comuns para que nunca estivessem no foco das câmeras: quando um palco era filmado, todos ficavam escondidos atrás da plateia fictícia; quando o público era gravado, a equipe encaminhava os vários curiosos para que ficassem atrás do palco.

A cena é rodada várias vezes, de todos os ângulos possíveis. Se é um processo desgastante até para quem apenas acompanha, imagine para os atores que precisam repeti-la? A atriz Sharon Leal apenas sorria e tirava o sapato de salto alto a cada "corta", sentando-se em uma cadeira com o nome de sua personagem.

Depois de acompanhar a mesma sequência ser gravada oito vezes, me afastei para fazer algumas fotos da estrutura montada, desde os enormes panos brancos usados para rebater a luz do sol aos carrinhos com cabos e equipamentos utilizados.

Em uma das esquinas da praça, me deparei com o protagonista Alan Cumming, que conversava com uma produtora e ouvia mensagens no celular antes de ir gravar. Parado, a dois metros de mim, um ator indicado a dois Globos de Ouro e três Emmys por seu trabalho em The Good Wife (2009-2016). Ninguém pareceu notá-lo. Registrei o momento e peguei o metrô para o Chelsea Piers, local onde SVU gravaria no dia.

Por se tratar de um espaço maior e não haver um endereço mais específico, foi mais complicado encontrar a equipe de Law & Order. Caminhei cerca de dez minutos até me deparar com as primeiras setas indicativas. Como a série é mais conhecida e o local é mais discreto, foi difícil acompanhar o que estava sendo gravado.

Mariska Hargitay (abaixada) faz foto com Karen e Megan Ellsworth; Brooke Shields só observa

Não que fizesse diferença: assim que o diretor encerrou a gravação da sequência e levou toda a equipe para fazer uma cena interna em uma loja de artigos esportivos, a protagonista Mariska Hargitay passou por um pequeno grupo de fãs que a esperava para pedir autógrafos e fotos. Simpática, a atriz não negou nenhum pedido.

A atriz Brooke Shields, que a acompanhava, passou batida pelos fanáticos da série _aparentemente, o filme A Lagoa Azul, um clássico da Sessão da Tarde estrelado por ela, não é tão popular entre os nova-iorquinos.

Depois que Mariska e Brooke foram para a loja, Karen Ellsworth, de 8 anos, se sentou ao meu lado, com um caderno autografado na mão e o celular com uma foto do encontro. "Ela me chamou de princesa", comemorou. "E me deu um abraço!"

No caminho de volta para o hotel, passei novamente pelo Madison Square Park. A equipe de Instinct continuava lá, quase três horas depois, gravando a mesma cena. Segundo um produtor, a sequência não deve ter mais de cinco minutos no episódio. Glamour? Nem pensar. O trabalho para colocar uma série no ar é intenso...

TUDO SOBRE

Nova York


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.