Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Dracarys

Game of Thrones queima dublês durante 15 segundos em cenas de ação

Imagens: Reprodução/HBO

Drogon taca fogo em soldados do exército dos Lannisters na sétima temporada de Game of Thrones - Imagens: Reprodução/HBO

Drogon taca fogo em soldados do exército dos Lannisters na sétima temporada de Game of Thrones

REDAÇÃO

Publicado em 19/3/2019 - 5h52

As cenas de pessoas em chamas em Game of Thrones não são meros truques de computação. Os dublês pegam fogo de verdade durante 15 segundos, segundo Rowley Irlam, coordenador de cenas de ação da série, que retorna com a última temporada em menos de um mês. Irlam revelou esse e outros segredos em vídeo divulgado na segunda (18) pela HBO.

"Nós queimamos eles durante 15 segundos porque esse é o limite de segurança para garantirmos que os dublês não sofram qualquer consequência do calor das chamas" falou Irlam. O experiente profissional, com trabalhos em filmes de heróis da Marvel e da saga Star Wars, detalhou como é o processo que envolve esses dublês.

Rowley Irlam, coordenador de cenas de ação de GoT

"Eles vestem três camadas de roupa de baixo, com um tecido não inflamável que previamente foi banhado em um gel à prova de fogo e depois congelado. Na sequência, eles colocam três macacões [parecidos com os de bombeiros]. Só aí eles estão prontos para vestir por cima disso tudo o figurino do seu personagem", revelou Irlam no vídeo da HBO. Os dublês da série de fantasia ainda precisam usar uma máscara de látex.

Como exemplo prático, foram mostrados os bastidores de uma cena do quarto episódio da sétima temporada (The Spoils of War). Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e seu dragão Drogon atacaram o exército dos Lannisters. Sob o comando da mãe, o bicho lançou chamas em 20 soldados. Esse é o recorde de mais pessoas queimadas de verdade em uma única cena na história da TV.

O momento foi todo ensaiado --sem o fogo, claro. Os dublês tiveram de fingir que estavam sendo queimados e seguiram as ordens de Irlam para caírem em lugares combinados, onde atrás das câmeras estariam pessoas com extintores para apagarem as chamas durante as filmagens para valer.

Auxiliares da produção apagam fogo nos dublês

Depois do grito de ação, o coordenador começou a contar os segundos enquanto os atores se debatiam, fingindo que estavam com chamas no corpo. Após 15 segundos, os auxiliares correram na direção dos dublês para também treinar essa parte importante, que é chegar a tempo de apagar o fogo.

Tanta preparação teve como objetivo fazer a cena em uma tomada só.

E foi assim que aconteceu: o vídeo mostra uma máquina soltando uma labareda em cima dos dublês. Quinze segundos depois, eles estavam sãos e salvos, celebrando que tudo deu certo. O resto da cena, o dragão Drogon e os milhares de soldados em volta dos que queimaram foram inseridos na pós-produção.

Confira o vídeo abaixo [em inglês]:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.