Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Nostalgia

Friends na RedeTV! e Grey's Anatomy no SBT: Você se lembra dessa época?

Montagem/Reprodução/NBC/ABC

Jennifer Aniston em Friends e Ellen Pompeo em Grey's Anatomy nas temporadas de estreia das séries - Montagem/Reprodução/NBC/ABC

Jennifer Aniston em Friends e Ellen Pompeo em Grey's Anatomy nas temporadas de estreia das séries

JOÃO DA PAZ

Publicado em 19/5/2019 - 7h06

Duas das séries mais populares na Netflix, Friends (1994-2004) e Grey's Anatomy já foram apostas de emissoras brasileiras anos atrás. Se hoje é fácil assisti-las, o telespectador da era pré-streaming sofria e dependia da boa vontade da TV aberta. Houve uma época na qual Friends ia ao ar na RedeTV!, e Grey's Anatomy, no SBT. Você se lembra disso?

Nesta semana, na página do grupo de Grey's Anatomy com mais seguidores no Facebook, a internauta Vanessa Oliveira publicou um vídeo de uma chamada do drama hospitalar no SBT e perguntou se alguém sabia que a série tinha sido exibida na emissora do Silvio Santos (ela confessou que era do time dos que não sabia).

O post teve mais de 440 comentários. A maioria das pessoas disseram que começaram a se apaixonar pela atração protagonizada por Ellen Pompeo, intérprete da médica Meredith Grey, no SBT. No entanto, alguns ficaram muito perplexos, porque não faziam ideia de que um dia isso aconteceu.

Sim, Grey’s Anatomy fez parte da programação do SBT. A estreia da série na TV aberta foi em 3 de julho de 2008, às 23h30 de uma quinta-feira.

Três temporadas foram ao ar, sempre nessa faixa, depois de novelas como Pantanal (originalmente exibida em 1990), Dona Beija (1986) e Revelação (2008). A atração norte-americana concorria com o Jornal da Globo e com House (2004-2012), na Record. Veja chamada da terceira temporada série:

Para a estreia, o SBT divulgou uma chamada estranha. "Você sabia que o povo americano também gosta de novelas? Veja Grey’s Anatomy, quinta, logo após Pantanal", dizia o locutor Carlos Roberto, a voz da emissora. A trama, de fato, tem pitadas novelescas, mas é um formato bastante diferente.

Nesse espírito, o SBT arriscou e programou Grey's Anatomy para ser exibida às 21h, de segunda a sexta, em 2010. A experiência começou em 4 de junho e o drama hospitalar concorreu com a novela Passione, na Globo, e CSI (2000-2015), na Record. A audiência não veio, e o SBT fez jus à sua fama e tirou a série do ar 12 dias depois.

A última vez que Grey’s Anatomy foi exibida no SBT foi em 2012, na madrugada.

Friends no sábado à noite

Há duas décadas, a RedeTV! deu o pontapé em suas transmissões. E já no ano de 2000, como estratégia para atrair o público mais jovem, a emissora estreou Friends, que era exibida pela primeira vez na TV aberta brasileira. A comédia ia ao ar aos sábados, sempre às 21h45.

A RedeTV! fez uma chamada para explicar cada característica dos seis amigos (veja vídeo acima, em baixa qualidade). O mais curioso era ouvir a versão dublada dos personagens, pois na época o Canal Sony só exibia a atração legendada.

O telespectador com conhecimento da série se deparou com várias brasilidades da dublagem, como no 13º episódio. Chandler (Matthew Perry) e Joey (Matt LeBlanc) estavam deitados em um sofá-cama. Joey começou a chutar o colega, que lhe deu uma bronca. No áudio original, Chandler gritou: "Hey, kicky" (que seria algo como "Ei, chutador"). A dublagem achou uma solução melhor e traduziu por "Ó, Ronaldinho!".

Devido a um acordo entre a Warner e o SBT, Friends deixou a RedeTV! após a primeira temporada e entrou na grade da emissora do Silvio Santos em 2004; saiu do ar dois anos depois.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.