Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ADAPTAÇÃO

Fallen - Luz e Sombra é fiel ao livro? Entenda as principais mudanças na série

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Luce (Jessica Alexander) e Daniel (Gijs Blom) se beijam em cena da série Fallen - Luz e Sombra

Luce (Jessica Alexander) e Daniel (Gijs Blom) em cena da série Fallen, adaptação de livro teen

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 23/10/2024 - 8h00

Adaptação da saga de fantasia escrita por Lauren Kate, a série Fallen - Luz e Sombra traz várias alterações na história contada nos livros. Lançada nos anos 2010, a trama sobre anjos caídos ganhou atualizações futurísticas na releitura disponível no Globoplay.

[Atenção: este texto contém spoilers dos livros e da série]

Os produtores da série já haviam avisado que a trama passaria por algumas modificações, e que os livros serviriam apenas como inspiração para o enredo central.

Assim como na obra original, a história narra a descoberta de Lucinda Price (Jessica Alexander) sobre uma maldição que a cerca. A jovem, atormentada por visões de sombras escuras durante toda a sua vida, é internada na clínica psiquiátrica Sword & Cross após ser acusada de ter causado um incêndio.

Entre os residentes, ela se aproxima de Cam (Timothy Innes) e sente uma conexão inexplicável com o enigmático Daniel (Gijs Blom). Não demora muito para a mocinha perceber que a instituição está repleta de mistérios, principalmente envolvendo o psiquiatra Clifford Howson (Alexander Siddig) e as administradoras do lugar, as gêmeas Miriam e Sophia (ambas vividas por Sarah Niles).

Na adaptação, os protagonistas formam uma aliança com outros internos para desvendar o motivo de nenhum deles conseguir se lembrar da vida que levavam antes --algo que não acontece nos livros, já que, com exceção de Luce, todos sabem que são anjos caídos e também conhecem a maldição.

A série, aliás, explica muito rapidamente a conexão entre os mocinhos. Luce e Daniel são amantes destinados a se encontrarem em todas as vidas. Eles foram amaldiçoados por se escolherem em vez de optarem por servir o bem ou o mal.

Por isso, a jovem sempre morre assim que se apaixona pelo anjo --que, por sua vez, sofre a cada despedida e tem de esperar anos para reencontrar Luce. É justamente esse ciclo vicioso que Cam pretende quebrar nos livros.

O que mudou na série Fallen?

Uma das primeiras diferenças é a idade dos personagens, um pouco mais velhos na adaptação. Se nos livros Luce tem 17 anos, na série ela já está prestes a completar 21.

Outra mudança que chama a atenção é Daniel não se lembrar de Luce quando ela chega ao reformatório. O motivo até é explicado depois na série: ele concordou em ter a memória apagada por Howson para esquecer o sofrimento de perder seu amor repetidamente.

Toda a parte mais futurista da série, com os experimentos do psiquiatra na memória dos residentes, também não existe na saga literária. Diferentemente dos livros, na adaptação apenas Cam e Cassie (Laura Majid) sabem da verdade.

Ariane (Josefine Koening) e Gabbe (Indeyarna Donaldson-Holness) foram as personagens com mais modificações. Outra alteração é que, nos livros, Sophia tenta sacrificar Luce e acaba matando Penn (Esmé Kingdom). Já na série, a bibliotecária planejou assassinar a filha do zelador para cumprir uma profecia.

A série também mistura os acontecimentos dos livros, mostrando já na primeira temporada os Párias (que só aparecem no segundo volume), o dia da decisão (mote do quarto livro) e a entrada de Luce nas sombras (do terceiro).

A obra de Lauren Kate já tinha sido adaptada para um filme --que não agradou aos fãs e acabou caindo no esquecimento. O longa, lançado em 2016, é protagonizado por Addison Timlin, Jeremy Irvine e Harrison Gilbertson e também está disponível no Globoplay.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.