Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NO GLOBOPLAY

Em Cosme e Damião, Rafael Portugal põe seu DNA na história: 'Não caiu a ficha'

JU COUTINHO/GLOBOPLAY

Cezar Maracujá e Rafael Portugal estão caracterizados como Cosme e Damião

Cosme (Cezar Maracujá) e Damião (Rafael Portugal) protagonizam série que estreia no Globoplay

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 5/12/2024 - 11h00

A primeira temporada de Cosme e Damião - Quase Santos chega completa ao Globoplay nesta quinta (5), e uma segunda leva com mais dez episódios já está confirmada. Protagonizada por Rafael Portugal e Cezar Maracujá, a trama traz as aventuras da dupla que dá nome à atração. "Como é que a gente vai fazer uma série disso? Será que as pessoas vão gostar? Eu tinha esse medo, e o Maracujá sempre muito animado", conta Rafael Portugal.

Os dois criaram o projeto e quase explodiram de felicidade quando ele saiu do papel. "E com um elenco maravilhoso, além de diretores que amo. Ainda não caiu a ficha. Agora que vai ser lançado, vou ficar olhando ainda sem acreditar. Foi uma realização grande, quem sabe a maior da minha vida?", declara.

O humorista explica todo o seu derretimento. Trata-se um projeto da sua vida pessoal, criado dentro da sua casa, com um amigo do humor --mas, acima de tudo, um parceiro que é como um irmão. "O Cézar é meu padrinho de casamento", resume Portugal. 

Personagens da vida real deles, além de histórias da infância e da adolescência dos dois, serviram como base para o projeto, que começou como esquete de humor há mais de 15 anos. "Estamos falando da época do Orkut", brinca Maracujá. 

O roteirista Mauricio Rizzo entrou no processo de criação. "Deixaram a gente muito livre. Sem perder o DNA desses personagens, que já eram conhecidos, a gente pôde ter essa liberdade de trazer uma dramaturgia mais forte, dando mais profundidade. Criamos tramas muito boas, não só para a dupla principal, que sempre arrasa, mas também para os outros personagens", comenta.

Cosme e Damião vendem balas nos ônibus enquanto fazem cantorias. Eles têm ideias malucas para empreender e vivem se metendo em enrascadas.

Ambientada em Realengo (zona oeste do Rio de Janeiro), a trama traz o cotidiano do subúrbio e as relações de uma família multigeracional cheia de agregados: todos são netos de vó Nilza (Dhu Moraes).

A personagem é inspirada na avó de Maracujá, e a casa dela é o ponto de encontro da turma toda. Lá, além de Cosme (Maracujá), também mora Katiadeise (Flávia Reis), a tia piranha dele, que desperta uma paixão arrebatadora em Dubai (Estevam Nabote), o faz-tudo da região.

Raquel Villar, que fez a série Dom (2021-2024), do Prime Video, estreia no humor como a mototaxista Rebecca, personagem que forma um par romântico platônico com Damião (Portugal).

Golinho (Pedro Ottoni) e Pardal (Thelmo Fernandes) completam o time principal da série, que é uma produção do Globoplay em parceira com Multishow e Porta dos Fundos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.