CURIOSIDADES
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Larissa Manoela como Filipa em De Volta aos 15; atriz causou comoção durante as gravações
Larissa Manoela já entrou na série De Volta aos 15 causando um alvoroço durante as gravações. Isso porque um grupo de crianças descobriu que a atriz estava presente em um clube para rodar as cenas da personagem Filipa. Os trabalhos da produção tiveram até de ser pausados para que a artista pudesse atender os fãs.
A situação aconteceu no Clube Esperia, um dos mais antigos de São Paulo, que serviu como cenário para as sequências do bandejão da fictícia Universidade de Cafezinhos.
No local, também funciona uma escola. Uma das alunas acabou encontrando Larissa Manoela por ali e rapidamente espalhou a notícia entre as colegas. Segundo a Netflix, cerca de 200 crianças se juntaram para gritar o nome da atriz. Ela, então, pausou o trabalho para tirar foto com os admiradores.
Enquanto a primeira e a segunda temporadas da série foram gravadas em Bananal, cidade no interior paulista, a última leva de episódios concentrou as locações em São Paulo. A produção fez uma verdadeira caçada no Google Earth para encontrar os cenários perfeitos para a história de Anita (Maisa Silva/Camila Queiroz).
Diretora-geral da temporada, Dainara Toffoli desejava que as casas das repúblicas das Imperatrizes e Tcheca ficassem na mesma rua. A produtora Marcela Zatz, então, encontrou boas opções na Lapa, bairro da capital paulista. Depois de percorrer várias ruas da região, o diretor de arte William Valduga selecionou a locação perfeita para servir de fachada.
As residências foram reproduzidas também em estúdio, com atenção para que a réplica da janela da República das Imperatrizes ficasse idêntica. Antes da construção do cenário, a cenógrafa Larissa Carvalheira marcou toda a planta com fita crepe no chão.
A equipe escolheu a FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) como cenário da Universidade de Cafezinhos. A intenção foi mostrar as características do modernismo brasileiro para o público que acompanha a série no exterior.
Entretanto, alguns detalhes foram alterados na universidade. A produção decidiu levar mais cor para o concreto bruto do prédio da FAU, por isso, enveloparam as mesas da biblioteca, colocaram luminárias vermelhas e cadeiras amarelas. Também foi instalado um mural modulado no lobby do prédio.
Já o laboratório de física, local de estudo de Joel (Antônio Carrara), foi montado em um prédio comercial vazio. A equipe montou um reator gigante para trazer mais realidade ao cenário, além de utilizar adesivos que remetem à física.
Para o episódio quatro, no qual os personagens viajam para acampar, a produção escolheu gravar na Fazenda Itahyê, em Santana de Parnaíba, região metropolitana de São Paulo.
Por fim, as sequências da cadeia na qual Anita (Camila Queiroz) acorda em um dos futuros alternativos foram rodadas em um presídio desativado no bairro da Mooca. O local já abrigou uma unidade da Fundação Casa e hoje é utilizado justamente como locação para filmes e séries.
"A energia é muito péssima", afirmou a diretora geral, Dainara Toffoli. Por isso, a produção decidiu não gravar nas celas reais. A equipe de arte construiu a cela em um outro espaço dentro do mesmo prédio.
Assista ao trailer de De Volta aos 15:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.