Frank Costanza
Imagens: Reprodução/NBC
O ator Jerry Stiller em cena da comédia Seinfeld; ele eternizou o ranzinza Frank Costanza na série clássica
JOÃO DA PAZ
Publicado em 11/5/2020 - 16h07
Morreu nesta segunda-feira (11) o ator Jerry Stiller, aos 92 anos, de causas naturais. Pai de Ben Stiller, ele ganhou fama na comédia Seinfeld (1989-1998), na pele de Frank Costanza, o pai de George (Jason Alexander). Ele apareceu em 26 episódios da série e acumulou momentos épicos, como um Natal rancoroso e a invenção de um sutiã para homens.
Os esporros direcionados ao filho, além de atritos com os amigos dele, lhe renderam uma indicação ao Emmy de 1997 como melhor ator convidado em uma série de comédia --Stiller perdeu para Mel Brooks (Mad About You).
Confira abaixo os cinco melhores momentos de Jerry Stiller em Seinfeld:
A família Costanza tinha uma tradição diferente das demais na época do Natal. Em vez de reunir os parentes para um jantar agradável em meio à magia dessa data, Frank criou um feriado totalmente oposto a isso, batizado de Festivus, realizado sempre em 23 de dezembro. No lugar da árvore enfeitada, um poste de alumínio. Não havia lugar para o consumismo. E nada de histórias boas para compartilhar.
O espírito do Festivus era o rancor, desembuchar na cara dos convidados seus piores feitos do ano. Não era permitido guardar nada dentro de si. Para coroar a noite, Frank lutava com George, briga de verdade. A festa só acabava quando um deles vencia.
Se por um lado Frank vivia em meio a brigas com o filho, ele se dava bem com Kramer (Michael Richards), amigo de George. Os dois sempre armavam traquinagens, mas certo dia tiveram uma ideia brilhante: criar um sutiã só para homens. E Frank foi o modelo, usando um protótipo que aliviou sua dor nas costas.
Enquanto brigavam sobre o nome do produto, que no Brasil recebeu a tradução de "sutião", os dois fizeram uma apresentação oficial a um fabricante da peça íntima feminina. Só que o temperamento explosivo de Frank levou a melhor, e a dupla acabou não fechando negócio.
Frank (Jerry Stiller) examina as características de um sutiã de sua mulher na série Seinfeld
Em outra participação hilária, Frank inseriu na cultura pop uma frase que entrou para a história da TV: "serenity now" (serenidade agora). Hipertenso, ele recebeu do seu médico uma fita cassete motivacional que o instruía a dizer "serenidade agora" em momentos de estresse (o personagem não falava, gritava).
George gostou da ideia e passou a fazer o mesmo, assim como Kramer. O mantra extrapolou as fronteiras da TV e ganhou espaço no linguajar popular.
Um episódio sombrio do passado de Frank foi conhecido assim que Kramer o chamou para ser o cozinheiro de uma festinha judaica que estava organizando. O pai de George simplesmente perdeu a linha com o convite. Tudo porque ele era quem preparava a alimentação dos soldados nos campos de batalha durante a Guerra da Coreia (1950-1953) e um dia fez vários deles passarem mal, devido a uma carne estragada. Desde então, nunca mais manuseou uma panela.
Só que, para atender o amigo, ele decidiu voltar a colocar o pé na cozinha. Para sua infelicidade, um rapaz com roupa militar engasgou com um petisco na festinha e Frank surtou novamente, relembrando a tragédia dos tempos de guerra.
Lembra do Falha Nossa, quadro do extinto Vídeo Show, da Globo? Um dos erros de gravação mais inesquecíveis de Seinfeld se deu entre Frank e Elaine (Julia Louis-Dreyfus). A atriz premiada simplesmente não conseguia parar de rir em uma cena na qual discutia com o personagem de Jerry Stiller.
Dentro de uma delegacia de polícia, Elaine ofendeu George, mas o pai coruja não gostou e partiu para cima da moça. Isso só depois de inúmeros cortes na cena trabalhosa, que fez Alexander, literalmente, rolar de tanto rir (veja vídeo, em inglês, da cena, que no YouTube ultrapassa a marca de 2 milhões de visualizações).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.