Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Nova York branca

De 'Bombeiro 1' a 'Garçom 2': 64% dos negros de Friends nem tinham nome

Imagens: Divulgação/Reprodução/NBC

Jason Winston, estrela de Grey's Anatomy, fez um bombeiro durante 40 segundos em Friends - Imagens: Divulgação/Reprodução/NBC

Jason Winston, estrela de Grey's Anatomy, fez um bombeiro durante 40 segundos em Friends

JOÃO DA PAZ

Publicado em 17/8/2017 - 6h21

Na Nova York de Friends (1994-2004), os negros não têm vez. Levantamento exclusivo do Notícias da TV revela que o rapper Jay-Z tem razão ao protestar contra a série em um videoclipe lançado há duas semanas: personagens afro-americanos estiveram em apenas 40 dos 236 episódios da comédia. E, mesmo quando deram as caras, era com pouco prestígio: 64% dos personagens sequer tiveram nomes. Nos créditos, apareceram como Vendedor 1 ou Garçom 2.

Isso na cidade que, de acordo com dados do censo de 2010, conta com a maior parcela de afro-americanos dos Estados Unidos. São mais de 2 milhões de negros, número similar ao de todo o Estado da Califórnia.

No total, Friends contou com 32 personagens negros que, no mínimo, tiveram uma pequena fala ou interação na série. Apenas 13 foram apresentados em cargos de chefia ou diplomados, como a professora de paleontologia Charlie Wheeler (Aisha Tyler), única negra a estar no elenco recorrente da comédia. Ela entrou no final da nona temporada como par romântico de Ross (David Schwimmer).

Atores conhecidos dos fãs de séries também fizeram pequenas aparições em Friends, como Jenifer Lewis (Blackish), Jason Winston George (Grey’s Anatomy), Craig Robinson (Mr. Robot) e Janet Hubert (Um Maluco no Pedaço).

Veja a lista completa de todos os personagens negros de Friends:

Paula (primeira temporada, terceiro episódio)
Conhecida por Um Maluco No Pedaço (1990-1996) e Blackish, Jenifer Lewis fez uma ajudante de cozinha chamada Paula, colega de trabalho de Monica (Courteney Cox).

Jenifer Lewis (à dir.) interpretou uma amiga e conselheria amorosa de Monica (Courteney Cox)

Sr. Douglas (primeira temporada, 16º episódio; e segunda temporada, 23º episódio)
O chefe de Chandler (Matthew Perry), Sr. Douglas (Dorien Wilson), deu uma ordem para que ele demitisse uma de suas funcionárias.

O Diretor (terceira temporada, 12º episódio)
Joey (Matt LeBlanc) teve de fazer um teste para uma peça, no qual cantou e dançou para O Diretor, interpretado por Obba Babatundé.

Diretora de hospital (terceira temporada, 19º episódio)
A atriz Ethel Ayler viveu uma diretora de hospital que recebeu uma generosa doação do namorado milionário de Monica, Pete (Jon Favreau).

A Recrutadora (quarta temporada, quarto episódio)
Phoebe foi entrevistada por uma recrutadora de uma casa de massagem, interpretada por Cheryl Francis Harrington.

Rhonda, a monitora (quarta temporada, 11º episódio)
Entre um e outro papel como ator, Joey virou monitor no museu no qual Ross trabalhava e teve como colega a monitora Rhonda (Sherri Shepherd), que revelou que seus grandes seios eram naturais.

O Homem Cantor (quarta temporada, 19º episódio)
O ator Michal Connor interpretou o personagem chamado de O Homem Cantor, vizinho do apartamento de Chandler, que toda manhã canta Feels So Good, de Chuck Mangione, esbanjando vigor no trecho The Morning is Here.

A Vendedora (quinta temporada, 16º episódio)
Ross comprou um sofá e o destruiu, rachando-o ao meio. Ele tentou trocar o móvel por um novo, mas a vendedora (Aloma Wright) ofereceu apenas um vale-compras de US$ 4, prontamente aceito pelo paleontólogo.

Karin (sexta temporada, segundo episódio)
Phoebe (Lisa Kudrow) tentou convencer Ross sobre o lado bom de ser divorciado. Ela chamou três mulheres e as questionou se elas sairiam com o doutor. Uma delas, chamada Karin (Tembi Locke), disse que toparia um encontro, sem problemas.

A desgraça de Ross (David Schwimmer) fez a alegria do advogado dele, vivido por Ron Glass

Russell (sexta temporada, segundo e quarto episódio)
O ator Ron Glass interpretou o advogado Russell, que cuidava dos divórcios de Ross. Em um de seus encontros, Russell disparou: "Eu cuido de divórcios há 23 anos e nunca prestei tantos serviços para um único cliente". Na ocasião, era o segundo fim de casamento de Ross em dois anos.

O Cara (sexta temporada, quinto episódio)
Creditado apenas como O Cara 2, o ator Dennis Singletary participou de Friends em uma cena na qual conversou com Joey sobre a potência de um carro Porsche.

O Instrutor (sexta temporada, 17º episódio)
Rotulado como O Instrutor, Mongo Brownlee fez um professor de defesa pessoal.

O Médico (sexta temporada, 17º episódio)
Joey decidiu se aventurar em um experimento científico. O ator Ron Recasner interpretou o médico que atendeu o ator.

O Bibliotecário (sétima temporada, sétimo episódio)
Ross reclamou com um bibliotecário (Michael D. Roberts) que pessoas estavam se aproveitando da falta de público na seção de livros de paleontologia para namorar.

Gary (sétima temporada, nono episódio)
Monica fez doces para agradar aos vizinhos e conhecê-los melhor. Um deles foi Gary (Jonathan T. Floyd), que não estava apenas interessado nas guloseimas e deu uma cantada nela bem em frente ao seu marido, Chandler.

O Vendedor (sétima temporada, décimo episódio)
Ross foi atrás de uma fantasia para celebrar o Natal e interagiu com um vendedor, interpretado por Sean Corvelle, que lhe arrumou uma roupa de tatu.

O Homem (sétima temporada, décimo episódio)
Chandler quis corromper um funcionário de um restaurante para conseguir uma mesa prontamente ao invés de ficar esperando por uma. Logo depois, um homem (Barry Wiggins) tentou fazer o mesmo e furou a fila.

O Bombeiro (sétima temporada, 12º episódio)
Atualmente no elenco de Grey’s Anatomy, Jason Winston George viveu o Bombeiro, que descobriu o alarme de incêndio de Phoebe jogado no lixo.

A Supervisora (sétima temporada, 13º episódio)
Phoebe entrou numa empresa de telemarketing e tentou vender toners. Sua supervisora e treinadora foi interpretada por Joyce Guy.

Kristen Lang (sétima temporada, 17º episódio)
Joey e Ross deram em cima da mesma mulher, chamada Kristen Lang (Gabrielle Union), que acabara de se mudar para perto da cafeteria Central Perk. Gabrielle hoje é estrela do drama Being Mary Jane.

Enfermeira Kitty (nona temporada, primeiro episódio)
Cleo King fez uma enfermeira que cuidou de Emma, filha de Rachel (Jennifer Aniston), e deu dicas de amamentação para a mãe de primeira viagem.

Conhecida por Um Maluco no Pedaço, a atriz Janet Hubert fez um único episódio de Friends

Senhora McKenna (nona temporada, segundo episódio)
Janet Hubert, a primeira atriz a interpretar a Tia Vivian de Um Maluco no Pedaço, fez uma pequena participação como a chefe de Chandler.

Claudia (nona temporada, quinto e décimo episódio)
Chandler ficou desconfortável ao ver uma colega de trabalho, chamada de Claudia (Monique Edwards), fumar dentro da sala de reunião.

O Garçom (nona temporada, 14º episódio)
John Bentley interpretou o Garçom 2 em uma cena na qual Ross esperava uma mulher em um restaurante.

Estagiário e chefe no emprego de Chandler (nona temporada, 15º episódio)
No novo emprego em uma agência de publicidade, Chandler entrou em conflito com o estagiário Jordan, interpretado por Teck Holmes, e agradou o chefe Steve, vivido por Phillip David Lewis.

A Diretora (nona temporada, 15º episódio)
Enquanto Chandler se arriscou em uma nova carreira, Joey fez um teste para uma peça de teatro. A atriz Michelle Anne Johnson fez uma das diretoras da produção.

O Faz-Tudo (nona temporada, 16º episódio)
Rachel contratou um faz-tudo (Timothy Starks) para proteger Emma dos perigos do apartamento de Joey, instalando protetores de tomada e lacres em portas e gavetas.

Cliente no restaurante de Monica (nona temporada, 19ª episódio)
No novo restaurante chique de Monica, um cliente elogia um prato feito por ela. Creditado apenas como Cliente 2, ele foi interpretado por Keith Pillow.

Charlie Wheeler (nove episódios)
Aisha Tyler foi a primeira atriz a entrar no elenco recorrente da série. Ela participou de nove episódios, entre o início da nona temporada e o começo da décima. A atriz viveu a professora de paleontologia Charlie Wheeler, que namorou Ross e Joey. Atualmente, Aisha atua na série Criminal Minds.

Aisha Tyler com David Schwimmer em Friends; a única negra no elenco recorrente da série

O Diretor (décima temporada, 13º episódio)
Em um teste para uma peça de teatro, Tim Rhoze viveu um diretor que avaliou a fluência de Joey com o idioma francês.

O Recepcionista (décima temporada, 14º episódio)
Craig Robinson, conhecido por The Office (2005-2013) e Mr. Robot, foi um simples atendente no episódio em que Phoebe quer mudar seu sobrenome.

TUDO SOBRE

Friends

Jay-Z

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.