Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA DA SEMANA

Com Cabras da Peste, Netflix faz versão brasileira de Máquina Mortífera

Divulgação/Netflix

Edmilson Filho e Matheus Nachtergaele exibem seus distintivos da polícia ao lado de uma cabra em cena de Cabras da Peste

Edmilson Filho e Matheus Nachtergaele em cena de Cabras da Peste, novo filme nacional da Netflix

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 19/3/2021 - 6h50

Veteranos das comédias nacionais, Edmilson Filho e Matheus Nachtergaele se unem em Cabras da Peste, filme que entrou no catálogo da Netflix nesta quinta (19). Com uma mistura equilibrada de humor e ação, o longa estilo buddy cop se inspira nas produções norte-americanas para fazer uma versão brasileira de Máquina Mortífera.

Para os fãs do cinema dos Estados Unidos, o tal buddy cop (policiais parceiros, em tradução livre) tornou-se quase um subgênero com a popularização de franquias como Máquina Mortífera, Hora do Rush, Bad Boys e Policial em Apuros, lançadas entre as décadas de 1980 e 2010.

Em sua essência, os filmes apresentam dois protagonistas, tradicionalmente policiais, com estilos totalmente diferentes. Enquanto um é sério, o outro é mais engraçado. Se um é perfeito em seu trabalho, o outro é desleixado. Em certas ocasiões, como em Hora do Rush, as principais diferenças são de nacionalidade e cultura.

Cabras da Peste se espelha nesta última "categoria" e coloca dois policiais distintos para interagir em tela: Bruceuilis (Edmilson Filho, em uma piada com o nomes do astro Bruce Willis), um policial do interior do Ceará que sonha em pegar um grande caso, e Trindade (Matheus Nachtergaele), um escrivão da polícia sem qualquer experiência em campo.

O destino os une quando Bruceuilis é encarregado de supervisionar a cabra Celestina, considerada um patrimônio de sua cidade e grande estrela do próximo Festival da Rapadura. Ele encontra um desconhecido mal encarado (Leandro Ramos) que tenta trocar o pneu de seu caminhão na estrada, e o homem revela ser um criminoso e acaba levando o animal dentro do veículo até São Paulo.

Bruceuilis, então, vai para a metrópole em busca da cabra perdida e acaba topando com Trindade, que havia sido transferido de distrito após uma missão para capturar o perigoso criminoso Luva Branca resultar na morte do melhor policial de seu batalhão (participação especial de Juliano Cazarré).

Um engano acaba fazendo Trindade se unir ao recém-chegado para ir em busca de Celestina, e uma série de eventos os coloca frente a frente com os piores bandidos da capital enquanto vasculham a cidade bairro por bairro.

Com excelente timing cômico, Edmilson Filho sobra em tela em comparação com seus colegas de elenco. Apesar da química entre os dois protagonistas funcionar, o jeito comedido de Trindade ofusca o talento de Nachtergaele, que até hoje é lembrado por personagens icônicos como o João Grilo de O Auto da Compadecida (2000).

Por se tratar de uma comédia de ação, Edmilson usufrui de seu conhecimento em artes marciais para entregar cenas de luta muito bem coreografadas. Estrela da franquia nacional Cine Holliúdy, ele se aproveita do humor regional espalhado no roteiro escrito por Denis Nielsen e Vitor Brandt --o segundo também é o responsável pela direção do filme.

Com Cabras da Peste, a Netflix escancara ainda mais a sua estratégia se explorar gêneros populares entre o público brasileiro com a tentativa de adicionar em seu catálogo títulos de comédias despretensiosas como o filme de Vitor Brandt para conquistar os assinantes que estão em busca de escapismo.

Imperfeito, o longa se aproveita do carisma de seu elenco, que ainda conta com Letícia Lima, Evelyn Castro e o cantor Falcão para entregar uma comédia que pode até ser inspirada nos sucessos norte-americanos, mas só funciona quando abraça de vez o típico humor brasileiro.

Confira o trailer de Cabras da Peste:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.