Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Má fase

Com anfitriões sem apelo, Emmy bate recorde negativo e tem audiência de reality

Divulgação/Television Academy

Os comediantes Michael Che e Colin Jost à frente da 70ª edição do Emmy; piadas sem graça - Divulgação/Television Academy

Os comediantes Michael Che e Colin Jost à frente da 70ª edição do Emmy; piadas sem graça

JOÃO DA PAZ

Publicado em 18/9/2018 - 15h51

Com uma apresentação sem graça de comediantes que não têm apelo nem para o público norte-americano, a 70ª edição do Emmy teve a pior audiência da história. Na noite de ontem (17), 10,172 milhões de pessoas sintonizaram a NBC para conferir a entrega dos prêmios para os melhores da TV. Essa audiência é quase igual ao que o reality America's Got Talent conseguiu na mesma NBC na última quarta (13): 10,150 milhões de telespectadores.

O recorde negativo anterior pertencia à edição de 2016, com público de 11,300 milhões de pessoas. Em comparação com a audiência do ano passado, o Emmy de 2018 perdeu 10% do público. A queda reflete a fadiga que esse tipo de premiação causa no público.

O Oscar, que celebra os melhores do cinema, perdeu 19% do público neste ano, em comparação com 2017 (pior audiência da história). Por sua vez, o Grammy, com os expoentes da música, caiu 24% no mesmo período.

A saída para amenizar a fuga de telespectadores e atrair gente para sintonizar a TV é escalar anfitriões experientes, que tenham de fato jogo de cintura e bom repertório para segurar uma transmissão que chegam a ter mais de três horas de duração. E claro, fazer o público rir de boas piadas, e não de nervoso.

Integrantes do humorístico Saturday Night Live, Michael Che e Colin Jost foram escalados para apresentar o Emmy de 2018 por serem protagonistas do quadro mais nobre do programa de esquetes da NBC, o Weekend Update, um recap bem-humorado das notícias da semana. Esse espaço já foi ocupado por nomes como Tina Fey, Amy Poehler, Seth Meyers e Jimmy Fallon, por exemplo.

Porém, a dupla atual não tem o carisma e muito mesmo a ginga do quarteto, que também já subiu no palco das grandes premiações hollywoodianas. O monólogo de apresentação de Che e Jost provocou poucas risadas espontâneas e as aparições da dupla durante a cerimônia não causaram um efeito positivo.

Diferentemente do usual, o Emmy foi exibido em uma segunda-feira, porque a NBC transmite nos domingos à noite sua galinha dos ovos de ouro: os jogos de futebol americano da NFL. A mudança de data não teve grande impacto na fuga do público: na última vez em que o Emmy teve uma boa audiência, em 2014, foi exibido pela NBC, justamente em uma segunda. Seth Meyers foi o anfitrião.

Como o Emmy é exibido nos Estados Unidos em um sistema de rodízio de emissoras, a batata quente está agora com a Fox. A rede está em completa reformulação e terá de se virar nos 30 para achar um apresentador com cacife para espantar essa bomba.

Andy Samberg comandou a festa em 2015, última vez em que a Fox exibiu o Emmy. Mas o ator agora está na rede NBC com Brooklyn Nine-Nine, cancelada pela Fox e recuperada pela rival. Com uma redução no volume de séries devido à negociação com a Disney, a TV dos Simpsons tem apenas Seth MacFarlane (de Family Guy) como um cara viável para ficar à frente do Emmy. Ele apresentou o Oscar de 2013.

Não será surpresa se a Fox decidir simplesmente promover uma festa sem nenhum anfitrião. Ela mesma já fez isso uma vez, em 2003.

Maravilhosa Maisel
O Emmy de 2018 foi marcado por supresas. A grande vencedora do ano passado, The Handmaid's Tale, não ganhou um prêmio sequer. Atlanta, comédia com mais indicações, também passou em branco. The Marvelous Mrs. Maisel foi quem levou mais estatuetas, cinco. Foi a primeira vez em seis anos que uma comédia bateu os dramas como a série mais vitoriosa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.