SENTENÇA
Divulgação/Prime Video
Camila Morgado em cena de Sentença; atriz trabalhou com coreógrafa para cenas de sexo na série
Estrela de Sentença (2022), nova série nacional do Prime Video, Camila Morgado trabalhou com uma coreógrafa do sexo para gravar as cenas quentes de sua personagem, a advogada criminalista Heloísa. Função nova na indústria cinematográfica, o chamado coordenador de intimidade auxilia os artistas nas gravações e fiscaliza as sequências mais picantes.
Criada há alguns anos em Hollywood e popularizada nos últimos tempos, a função permite que um profissional ajude atores e atrizes nas performances sexuais em cenas de modo que ambos se sintam confortáveis. A atuação destes coordenadores ganharam força depois de movimentos como o Me Too, que lutou contra assédios sexuais e abusos dentro da indústria.
Na série da Amazon, Camila protagoniza algumas cenas quentes ao lado de Fernando Alves Pinto, que interpreta Pedro, marido de Heloísa. Para a atriz, a presença de uma coordenadora de intimidade no set de Sentença a ajudou a se sentir mais segura --principalmente por conta do machismo que permeia no mundo artístico.
Acho muito bom o coordenador de intimidade, é algo novo. Já tinha vivido isso outra vez, mas hoje entendo que o coordenador tá ali para proteger, e acho que é um meio muito machista, né? O meio em que nós mulheres trabalhamos várias vezes é uma fronteira muito tênue. Quando tem cenas com nudez ou sexo, eu fiquei pensando e achei tão bom, porque isso de certa maneira nos protege. Essa fronteira, às vezes, é fácil de ser cruzada.
Apesar de destacar nunca ter passado ou presenciado uma experiência abusiva em sua carreira, a atriz disse que a presença de um coordenador faz com que todos os presentes no set entendam que os atores estão ali pela profissão --e nada mais. No caso de Sentença, Camila considera ainda mais importante pelo fato de a coreógrafa escolhida também ser mulher.
"Não que vá acontecer algo, pelo menos nunca aconteceu e nunca presenciei, mas acho que me sinto mais protegida, sim, e acho bom ter uma pessoa no set cuidando dessa parte, que nós mulheres sofremos muito. A presença dela [coordenadora] faz com que todos entendam que aquilo é uma profissão, que estamos trabalhando e que o respeito é necessário. O mundo é muito machista e o audiovisual às vezes também pode ser muito machista, por isso é bom ter essa pessoa para ter representatividade e nos defender", completou.
Para Marina Meliande, que codigiriu os seis episódios da primeira temporada de Sentença ao lado de Anahí Berneri, a presença do coordenador ajuda não apenas o trabalho do ator, mas também do diretor. Segundo ela, deixar todos à vontade no set é uma missão essencial para quem trabalha na indústria e permite que nenhum artista tenha que ultrapassar os próprios limites.
"É um trabalho conjunto de escuta e sensibilidade, que temos de estar atentos, de ter um set mais vazio para as pessoas ficarem mais à vontade. São vários cuidados dos quais nos cercamos para que os atores fiquem à vontade. Isso faz com que eles contribuam também, com sugestões e mudanças, nós trabalhamos juntos, não chegamos com algo pronto. Tudo é ajustado com os atores. É um trabalho conjunto muito importante e sempre muito cuidadoso, nós prezamos por isso", finalizou.
A primeira temporada de Sentença está disponível no Prime Video. Assista ao trailer abaixo:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.