Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUCESSO NO STREAMING

Bastidores de Agente Noturno: Netflix quase recusou série; saiba por quê

Divulgação/Netflix

Gabriel Basso em cena da primeira temporada da série O Agente Noturno

Gabriel Basso em cena da primeira temporada de O Agente Noturno; série é fenômeno na Netflix

ANDRE ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 30/3/2023 - 15h21

Novo fenômeno da Netflix, O Agente Noturno estreou sem grande repercussão na plataforma e virou sucesso imediato. Após seis semanas disponível, a série criada por Shawn Ryan se tornou a terceira mais vista em uma semana na história do streaming e já tem encomendada uma segunda temporada. Contudo, a história poderia ter sido bem diferente.

O êxito impressionante da atração pegou de surpresa até mesmo Ryan, que já experimentou o sucesso com The Shield (2002-2008) e SWAT. Em entrevista ao site Deadline, o showrunner confessou que não esperava tanta repercussão em tão pouco tempo.

"Ainda estou pensando nisso tudo. Tive uma longa carreira e certamente algumas histórias de sucesso, mas nada como isso em termos de reação intensa e imediata dos fãs. Quase não parece real", compartilhou.

Inspirada no livro homônimo de Matthew Quirk, a ideia da série de O Agente Noturno foi apresentada à Netflix em 2020, quase dois anos depois de o serviço encomendar uma segunda temporada após a primeira acumular mais de 168 milhões de horas vistas em seis dias.

Inicialmente, no entanto, o projeto não empolgou os executivos da plataforma. Alguns detalhes do roteiro original foram alterados antes que a série fosse ao ar, como o envolvimento do Serviço Secreto logo no primeiro episódio --na versão final, a trama foi introduzida no terceiro--, além de abandonar a Itália como principal locação.

No piloto original, Ryan combinou a história e os personagens do livro com uma ideia na qual estava trabalhando sobre agentes do Serviço Secreto protegendo a filha do vice-presidente enquanto ela estava na faculdade, e escreveu um roteiro em apenas cinco dias.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Foto de O Agente Noturno

Luciane Buchanan (Rose) e Gabriel Basso (Peter)

Com o texto pronto, o showrunner procurou possíveis interessados e fez diversas reuniões entre o fim de 2020 e o início de 2021. Os únicos que se mostraram dispostos a escutar a ideia foram a Netflix e a NBCUniversal, conglomerado da rede NBC e do serviço Peacock.

De acordo com o Deadline, Lisa Katz, presidente de conteúdo roteirizado da NBCUniversal, adorou a proposta de Ryan. A executiva ofereceu produzir um episódio piloto que seria testado para uma possível exibição na NBC ou no Peacock. Enquanto isso, os produtores da série estavam receosos de que a Netflix recusaria o projeto.

Mudanças no roteiro

Para reverter a situação, Ryan entrou em contato com Danielle Woodrow, então executiva de séries dramáticas da Netflix e sua amiga pessoal, para marcar uma reunião. No encontro, a vice-presidente da área de séries dramáticas da plataforma Jinny Howe apontou preocupações com a estrutura do piloto.

Ela compartilhou dúvidas sobre o episódio dividir o foco entre a história de Peter/Rose (Luciane Buchanan) e a trama envolvendo o Serviço Secreto. Jinny e sua equipe não se opuseram ao enredo, mas, com base no que descobriram do que funciona melhor no streaming, sentiram que ficaria melhor se o piloto focasse em Peter e Rose, e o universo da série se abrisse mais tarde para incluir a narrativa do Serviço Secreto.

"Ela [Jinny Howe] foi muito prestativa em esclarecer suas preocupações. Ela também entendeu que eu não queria mudar nada no roteiro e eles queriam ser respeitosos com isso", completou Ryan.

O criador tirou um tempo para reescrever o roteiro e incluiu as mudanças sugeridas pela Netflix. Ao apresentar novamente a história de O Agente Noturno, o projeto foi aprovado e ganhou o sinal verde para a produção de uma série completa.

Acho que as mudanças para incluir as anotações da Netflix tornaram o piloto melhor. Foi difícil porque eu teria adorado fazer a série para Lisa e a NBCUniversal, mas desde o início sempre senti que a série poderia realmente ter sucesso na Netflix, que eles não tinham nada parecido, e quando a versão revisada do roteiro os conquistou, parecia o lugar certo para ir.

A primeira temporada de O Agente Noturno está disponível completa na Netflix. Assista abaixo ao trailer legendado:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.