WALTER BREDA
Divulgação/Comedy Central
Walter Breda como Nelson, protagonista da comédia nacional Auto Posto, estreia do Comedy Central
Com longa carreira no teatro e papéis marcantes em novelas, Walter Breda, de 71 anos, finalmente conseguiu seu primeiro protagonista na TV. O ator é o astro de Auto Posto, série nacional que o canal pago Comedy Central estreia nesta terça-feira (9). E carregar um projeto desses nas costas teve um peso grande para o veterano.
"Foi muito puxado, porque eu gravava todo dia, estou em 90% das cenas. Não tinha descanso. Gravei cinco semanas ininterruptamente, sem parar, nesse ponto foi bem cansativo", admite Breda ao Notícias da TV. Em seguida, ele faz uma observação: "Na verdade, o grande personagem da série é o posto. E todos os personagens que orbitam ali são fantásticos e teriam total condição de ser o protagonista".
Auto Posto, como o nome indica, gira em torno de um posto de gasolina e serviços automotivos. O dono do local é Nelson Lopes (Breda), ex-cantor de música brega que faz de tudo para manter seu negócio aberto. Na sua equipe, estão os frentistas Bernadete (Neusa Borges) e Osiris (Valdir 7 Belo), o segurança Augusto (Robson Nunes) e o borracheiro Mestre (Nill Marcondes), entre outros.
O posto, que nunca foi um exemplo de estabelecimento bem-sucedido, ainda passa a ser ameaçado por um novo negócio, ultramoderno, que é aberto do outro lado da rua. Aí, o ex-artista e seus colaboradores decidem agir e fazem de tudo para atrair clientes --ou afugentá-los do concorrente. Vale-tudo!
"O Nelson é uma figura apaixonante, um cidadão brasileiro, mistura de Macunaíma com tantos outros heróis malandros que temos por aí. Aquele cara que vai dando os seus pulos para sobreviver, sabe?", apresenta o veterano, empolgado.
Na composição do personagem, Breda se inspirou em duas pessoas com quem conviveu de perto: o cantor Reginaldo Rossi (1943-2013) e o humorista Ronald Golias (1929-2005). "Acho que o Nelson tem muito da personalidade do Bronco [papel mais famoso de Golias], aquela malandragem. Ele não é mau-caráter, mas dá o seu jeitinho bem brasileiro. É um cretino, mas um cretino adorável", explica.
Já Rossi, seu amigo da época em que os dois ainda moravam no Recife, foi homenageado com o lado musical do personagem.
"Na época que eu conheci o Reginaldo ele ainda não era cantor de brega, era da Jovem Guarda. Mas o Nelson era brega mesmo, ganhou até disco de platina com o sucesso Beijo Melado. E em um determinado episódio da série ele volta a cantar, num palco improvisado no posto, para promover o negócio", adianta o veterano.
Além da alegria de ser protagonista, Walter Breda ainda celebra que sequer precisou fazer teste para o papel em Auto Posto. "Fui convidado. O Marcelo Botta, idealizador e diretor da série, quis que eu fizesse. E nunca nem tínhamos feito nada juntos, ele só conhecia o meu trabalho. Eu li o roteiro e topei na hora. Achei o texto rápido, engraçado, sem palavrão. É uma opção leve de diversão, e nós estamos precisando disso, porque o clima está muito pesado", observa ele.
Confira o trailer da atração, que o Comedy Central exibirá toda terça, às 22h:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.