PELA SUA VIDA
MTV BRASIL/PARAMOUNT+
Gretchen é a jurada convidada do primeiro episódio de Drag Race Brasil nesta quarta (30)
Nesta quarta (30), os fãs brasileiros de RuPaul's Drag Race vão ter a chance de "ligar os motores" pela primeira vez com a estreia da versão nacional do reality show. O primeiro episódio chega ao Paramount+ e à MTV com 12 participantes disputando a coroa --e ninguém menos do que Maria Odete Miranda, a Gretchen, como jurada convidada.
Grag Queen, campeã da primeira temporada de Queen of the Universe (2021-2022), vai fazer as vezes de RuPaul Charles. A drag gaúcha vai ter a companhia dos jurados fixos Dudu Bertholini e Bruna Braga, recebendo sempre um convidado para avaliar os desafios da semana.
A apresentadora também vai pedir para as piores participantes dublarem pela sua vida. Trata-se de um duelo para saber quem segue na competição e quem volta para a casa.
Se seguir os modelos da versão norte-americana, Drag Race Brasil deve misturar tanto hits que estão em alta nas principais paradas quanto alguns dos clássicos associados à cultura LGBTQIA+ no país.
Com edições por todo o mundo, inclusive na Ásia e na Europa, o programa ainda pode apostar em alguns dos principais rostos internacionais do Brasil --de Carmen Miranda (1909-1955) a Pabllo Vittar e Anitta.
Veja 10 músicas que merecem ser dubladas em Drag Race Brasil
Robyn, Alicia Keys, Demi Lovato, Ariana Grande foram juradas que tiveram a chance de ver suas músicas serem dubladas bem na sua frente na versão norte-americana. Com Gretchen já na estreia de Drag Race Brasil, Freak Le Boom Boom é uma escolha quase óbvia, assim como Conga La Conga ou Je Suis Le Femme (Melô do Piripiri).
RuPaul nunca escondeu a sua paixão pela disco music, com inúmeras provas inspiradas nesse ritmo, como um musical na 12ª temporada (2020) e um desafio de costura no All Stars 3 (2018). Lady Zu é uma das maiores vertentes dessa corrente musical no Brasil, dando ao programa a chance de fazer o que mais sabe: resgatar pequenos clássicos da cultura pop esquecidos.
Vange Leonel (1963-2014) foi uma das maiores ativistas feministas, pelos direitos LGBTQIA+ e pela descriminalização da maconha no Brasil. De quebra, ela compôs Noite Preta, que se tornou uma das canções mais populares dos anos 1990 como tema de abertura de Vamp (1991). A trama é uma referência para o camp brasileiro até hoje.
A imagem de Ney Matogrosso com o rosto pintado de preto e branco desafiando a Ditadura Militar (1964-1985) talvez seja uma das imagens mais conhecidas sobre a resistência das pessoas LGBTQIA+ no Brasil. A canção é dramática e performática, mas o Secos e Molhados ainda oferece mais opções de dublagem, como O Vira e Gato Preto.
Betina Polaroid, uma das participantes de Drag Race Brasil, já deixou claro nos vídeos de Meet the Queens (Conheça as Rainhas, em inglês) a influência de Rita Lee (1947-2023) na cultura drag no Brasil. Erva Venenosa é uma daquelas canções bem caricatas, a ponto de ser usada até por uma vilã digna de desenho animado, como Preciosa (Marina Ruy Barbosa) em Fuzuê.
Alcione é a personificação de uma das máximas de RuPaul, "você nasceu pelado, e o resto é drag". A cantora consegue agradar a gregos e troianos com canções como A Loba, que são um ótimo cartão de visita para os gringos que vão acompanhar Drag Race Brasil conhecerem mais da música nacional.
Óbvio que uma música que foi hit do Carnaval não poderia ficar de fora de Drag Race, e Dandalunda é a escolha mais acertada. Uma participação de Margareth Menezes seria um luxo a mais, já que a cantora é a atual ministra da Cultura. Outras autoridades políticas já participaram do programa: as deputadas norte-americanas Alexandria Ocasio-Cortez e Nancy Pelosi, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
O All Stars 7 (2022) foi bastante elogiado por trazer uma dublagem de um trecho do filme Designing Woman (1957) entre Monét X Change e Jinkx Monsoon. Não faltam, por aqui, cenas de novelas que se eternizaram, como Perpétua (Joana Fomm) chamando Amorzinho (Lília Cabral) de quenga em Tieta (1989) --frequentemente compartilhada nas redes sociais.
Deborah Blando foi um fenômeno entre o fim dos anos 1990 e o início dos anos 2000, que recentemente voltou à tona graças a uma bronca que ganhou de Xuxa Meneghel pelo vício em cigarro. Unicamente foi tema de A Indomada (1997) e sucesso instantâneo em shows de drag na época.
Gal Costa (1945-2022) deixou uma das músicas mais controversas da MPB, e até hoje ninguém chegou à conclusão sobre o que exatamente se trata. Em algumas regiões, a Chuva de Prata é a garoa que permanece após uma tempestade; em outras, remete à ejaculação e ao orgasmo. Joga para o lúdico.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.