Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JURADA RIGOROSA

Quem é Aracy de Almeida, comparada a Boninho no Show dos Famosos?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO e TV CULTURA

Montagem de fotos com Boninho no Show dos Famosos, e Aracy de Almeida em entrevista para a TV Cultura

Jurado do Show dos Famosos na Globo, Boninho foi comparado com a cantora Aracy de Almeida

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/9/2021 - 6h15

Na primeira semana do Show dos Famosos 2021, J.B. de Oliveira, o Boninho, demonstrou que será exigente com os participantes nesta temporada. Ele fez cobranças aos candidatos e não deu notas 10. As avaliações fizeram com que Luciano Huck comparasse o diretor da Globo a Aracy de Almeida (1914-1988), cantora da era de ouro do rádio e famosa na TV por ser uma jurada linha-dura em programas de Chacrinha (1917-1988) e Silvio Santos no século passado.

Aracy era retratada pela crítica como uma avaliadora "mordaz, rabugenta e rigorosa" e não perdoava nem crianças. Em uma edição do Show de Calouros (1977-1996), ela não deu o prêmio máximo para bailarinas de uma escola.

"Eu vou dar 10 paus e estamos conversados", disparou ela, que foi acompanhada por vaias da plateia. Silvio Santos questionou o motivo da crítica. "Porque a música é realmente maravilhosa, mas elas não estavam no embalo daquela música", explicou a artista, que tinha uma voz forte.

Como jurada, Aracy falava mal das músicas, do figurino, das danças e de tudo o que pudesse, de uma forma rabugenta, mas que divertia quem estava assistindo. Silvio Santos brincava com o estilo da colega de trabalho e dizia que ela não deveria criticar os participantes, apenas elogiar.

A cantora atuou em diversos programas de TV na década de 1970, da Buzina do Chacrinha (1967-1972) ao Clube do Bolinha (1974-1994). Em 1975, foi trabalhar com Silvio Santos, com quem tem a sua imagem mais associada na televisão.

Assista ao vídeo, com um compilado de críticas de Aracy como jurada do Show de Calouros:

Carreira musical de Aracy de Almeida

Carioca, Aracy era a cantora favorita do compositor Noel Rosa (1910-1937) e ficou conhecida como uma das grandes vozes da época de ouro do rádio. Ao todo, gravou 400 canções (tanto de Noel quanto de outros artistas).

Ao lado de Carmen Miranda (1909-1955), foi considerada a maior cantora de samba dos anos 1930 e teve discos de sucesso até os anos 1950, com a trajetória sempre associada a Noel Rosa.

Em 1979, Aracy de Almeida foi entrevistada pelo programa Vox Populi, da TV Cultura, e ouviu depoimentos de pessoas que pediam para ela ser mais gentil ao avaliar artistas em início de carreira no programa de Silvio Santos. Ela respondeu:

O negócio é o seguinte: tem tanto cantor desafinado gravando e funcionando em shows e televisão. Eu acho que 90% dos cantores brasileiros estão desafinando. Eu só escolho um calouro que seja um negócio que preste. Não sendo, eu meto o cacete nele. Da minha parte, eles não passam. Tem que ser bom mesmo. Não sendo bom, não passa. 

Aracy morreu de embolia pulmonar, em 1988, e não teve filhos. Veja um trecho da entrevista ao Vox Populi abaixo:

Boninho ou Aracy?

Na estreia do Show dos Famosos 2021, Luciano Huck comparou Boninho a Aracy. "Eu virei um jurado meio sério e vou avisar pra todo mundo: vou pegar pesado com os caras e vou cobrar isso dele", avisou Boninho, logo no começo do quadro do Domingão com Huck.

"O Boninho é nossa Aracy de Almeida", brincou o apresentador. "É quase isso, eu venho de Aracy de Almeida. Vou fazer uma caracterização e vir de Aracy de Almeida", prometeu ele. O diretor pediu um tempo para se preparar, mas avisou que vai cumprir a promessa e aparecerá de Aracy ainda nesta temporada.

Boninho deu 9,7 para Margareth Menezes e Fiuk, além de ter avaliado Gloria Groove com um 9,8. Para um programa como o Show dos Famosos, essa é considerada uma avaliação ruim. Xuxa Meneghel e Preta Gil, que dividiram a bancada com o diretor, só distribuíram notas 10.

"Falta você se soltar um pouco mais e curtir o que está fazendo. Eu digo que isso não é um show de imitação, é um show de personificar. Mais do que tudo, eu acho que o Show é uma corrida de longa distância, e você só tá começando. Acho que você vai evoluir muito", disse o chefão do Big Brother Brasil para Margareth Menezes.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.