DIEGO LOZANO
Fotos: Marcelinho Santos/Band
O chocolatier Diego Lozano é a novidade no júri do MasterChef Confeitaria, que estreia nesta terça (19)
O MasterChef Confeitaria estreia na noite desta terça-feira (19) na Band com duas novidades para a franquia: pela primeira vez, os candidatos serão testados e avaliados apenas na produção de bolos e doces; e, para ajudar Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo, o chocolatier Diego Lozano se junta ao júri do reality culinário. Ele promete ser rígido em seu julgamento. "Errou, vai perder", adianta.
"No programa, não existe margem para erro. Se o candidato errar, vai precisar de um autocontrole muito forte, que é o que a gente espera de um profissional, saber se virar em situações de estresse e de risco. É isso ou vai perder a prova. Simples assim", resume Lozano em conversa com o Notícias da TV.
Não que o chocolatier seja um carrasco nem nada do tipo. A cobrança pela perfeição é algo decorrente da própria confeitaria --área em que qualquer deslize pode resultar em uma tragédia culinária. "É uma ciência muito exata, até por isso temos poucos confeiteiros atuando no mercado de fato", diz.
"Diferentemente da cozinha, que permite um certo improviso, aqui é pura precisão, é a arte, é muita coisa ao mesmo tempo. Não desmerecendo a cozinha, que também tem suas exigências. Mas a confeitaria é uma área que nem todo mundo gosta", justifica ele, que prevê uma versão empolgante do MasterChef no novo formato. "As provas são mais tensas, porque a margem de erro é muito menor."
Como Jacquin, Fogaça e Helena têm uma trajetória culinária mais voltada para os pratos salgados, Lozano ganhou uma função imprescindível no júri. "Eu obviamente vou ter a visão mais técnica, porque é o meu universo, é o que eu vivo. Vou ser a pessoa que vai analisar sabor, textura, acabamento, tudo o que eu sei que a confeitaria pode entregar", conta.
Lozano observa Kim no MasterChef Confeitaria
Com o destaque no horário nobre da Band, Diego Lozano se prepara para uma grande mudança em sua vida. Ele sabe que a competição culinária vai lhe dar muito mais visibilidade --apesar de já ter aparecido em outros programas de TV antes. "Eu tenho a minha subfama, né? Sou conhecido dentro do meu universo, da confeitaria e da chocolataria. Não me considero um cara famoso, talvez agora eu fique um pouco mais", desconversa.
"O programa ainda nem começou, mas tem uma divulgação tão forte que eu já estou notando uma mudança muito grande. As pessoas têm me abordado nas ruas, me param nos lugares que eu vou, para conversar, para agradecer, para falar um monte de coisas. Tá sendo bem interessante, e imagino que, com o programa no ar, vai mudar ainda mais. Mas eu tô preparado", diz.
Para Lozano, tudo acontece na hora certa. Inclusive a espera de uma década para o reality finalmente investir em um formato 100% voltado para doces. "O MasterChef Confeitaria vem no momento certo, nada acontece por acaso. Tinha que ser depois desses dez anos, desse jeito. Não aconteceu antes porque não era para ser", contemporiza.
"Eu acredito muito nisso, e esse é um momento muito bom para o MasterChef, para todo mundo ali, de trazer algo novo e dar importância a uma área que está esquecida, que não é tão falada", arremata o chocolatier.
O MasterChef Confeitaria estreia nesta terça-feira (19), às 22h30, na Band. O formato marcará a despedida de Ana Paula Padrão do reality --a apresentadora pediu para deixar o formato após uma década em busca de novos desafios. A emissora ainda não anunciou se alguém a substituirá no ano que vem.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.