Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A GRANDE BATALHA DE RECEITAS

Com barreado e pinhão, Record do Paraná cria 'MasterChef' com famílias amadoras

REPRODUÇÃO/ RIC TV

Apresentadora loira, Thays Beleze veste camiseta branca e está em uma cozinha com equipamentos ao fundo

Thays Beleze na cozinha da Grande Batalha de Receitas, que vai explorar receitas e famílias do Paraná

LUIZA LEÃO, de Curitiba

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 11/9/2021 - 6h35

Famílias do Paraná vão abusar do pinhão, do barreado e de outros ingredientes locais para imprimir o regionalismo na Grande Batalha de Receitas, novo reality da RIC TV, afiliada da Record no Estado. A atração com ares de MasterChef estreia neste sábado (11).

Durante três meses, 12 times de famílias amadoras irão duelar semanalmente pelo título e pelos prêmios oferecidos pelos patrocinadores na grande final. Cada equipe é composta por três componentes. 

Apesar da semelhança com o famoso reality gastronômico da Band, que também aposta em cozinheiros amadores, A Grande Batalha de Receitas é um formato original, que foi desenvolvido internamente pela afiliada da Record.

Refogado

Para criar o projeto, a RIC enfrentou dois desafios: seguir os protocolos da pandemia e encontrar um estúdio com cozinha. O Museu Oscar Niemeyer, popularmente chamado de "museu do olho", veio como uma alternativa funcional --e cult. O espaço amplo, que permite distanciamento entre participantes, já sediou eventos gastronômicos e ainda é um símbolo do Paraná.

"Isso nos ajudou a entender como funcionaria a dinâmica do projeto. Diferentemente de realities nacionais, com dez, 12 bancadas, aqui nós não conseguiríamos ter a mesma estrutura. Então, a partir da cozinha do museu, a gente traçou que seriam batalhas e que elas formariam chaves até a final", explica Marcus Yabe, diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC.

Banho-maria

Por causa das gravações da temporada, os participantes estão enfrentando uma verdadeira maratona. Como são amadores, mantêm suas rotinas de trabalho no dia a dia. Às 19h, chegam ao museu para gravar e ficam até de madrugada. Ninguém ganha cachê ou valores em dinheiro. O prêmio final, inclusive, é dado por cada um dos patrocinadores ao time vencedor.

Mesmo sem tanta experiência na cozinha, os participantes são exigentes! Segundo Marcus Werneck, gerente corporativo de Produção e Interfaces Multiplataforma, a produção penou para encontrar os itens solicitados para os times cozinharem. "Pediram pistache do Irã. Nem sabíamos que o ingrediente existia. Perguntamos se era da venda do seu Irã", brinca o executivo.

Werneck adianta, inclusive, que uma segunda temporada deverá ser produzida. Ele defende que iniciativas locais são importantes para a cultura e a valorização do que é paranaense. Também é enfático ao falar da economia: "Quando se produz aqui, você começa a movimentar o mercado. Quanto mais produções a gente tiver regionalmente, melhor. Tem que fazer esse mercado girar, senão o audiovisual acaba".

O programa tem a parceria da GP7, uma produtora de cinema que acumula cerca de 50 obras audiovisuais lançadas. Recentemente, estreou a série de ficção Contracapa, que está disponível no canal AXN e no Prime Video.

Na cozinha

Além dos apresentadores Thays Beleze e Bruno Previdi, nove jurados vão julgar as receitas dos 36 participantes. Chefs e influenciadores digitais do Paraná vão julgar as receitas, em trios, a cada episódio. Os critérios para votação serão sabor, preparo, criatividade na escolha do prato e apresentação.

Além de cozinhar, vencer a tensão e provar que são unidas, as famílias vão contar as histórias de suas receitas em episódios semanais de 30 minutos.

Confira esta reportagem em vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.