Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE | TELEDRAMATURGIA

Com vilã impetuosa em Rock Story, Alinne Moraes chega ao auge na carreira

Reprodução/Globo

Alinne Moraes em cena como a antagonista vaidosa e impulsiva Diana, de Rock Story - Reprodução/Globo

Alinne Moraes em cena como a antagonista vaidosa e impulsiva Diana, de Rock Story

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 27/2/2017 - 8h10

Quando o elenco de Rock Story, novela das sete da Globo, ainda estava em fase de escalação, a primeira opção pensada para a mocinha da história foi Alinne Moraes. Mas a atriz pediu para trocar de papel, queria dar vida à vilã Diana. Uma das personagens mais completas do folhetim, a antagonista possibilita à intérprete um salto qualitativo na sua carreira na televisão.

Em capítulos recentes, a vilã vem passando por uma verdadeira reviravolta. Depois do recurso manjado do casamento desfeito à beira do altar, quando abandonou Léo Régis (Rafael Vitti), a filha de Gordo (Herson Capri) finalmente confessou que ainda ama Gui (Vladimir Brichta) e que agora fará de tudo para reconquistar o ex.

Embora não seja uma vilã arquetípica, que passa a novela inteira tramando suas maldades para conseguir alcançar seus objetivos, Diana é o principal conflito para melar o romance do roqueiro com Julia (Nathalia Dill).

Impetuosa e vaidosa, no início gostava de ver Gui se rastejando atrás dela. Como mãe, é extremamente exigente com a filha Chiara (Lara Cariello), a quem também aliena para se aproximar do amor de sua vida. São pequenas "maldades" que deixam claro seu papel de antagonista, mas não chegam a caracterizá-la com perversidade.

O grande objetivo de Diana, agora, passará a ser reconstruir sua família. É justamente nessa busca que a personagem passa por modificações das mais interessantes. Humana, sofre com o desprezo de Gui. Ao mesmo tempo, isso fará com que ela aja friamente, a ponto de não medir esforços para tirar Julia de seu caminho. Será Diana quem denunciará a rival, após descobrir que a bailarina é procurada pela polícia.

Por outro lado, a diretora artística passará a enfrentar a hostilidade de Léo Régis, cada vez mais obcecado em se vingar do abandono no altar. Sem dinheiro para sustentar a gravadora que tem junto com o pai, ela verá o ex namorado se aliar a uma concorrente para destruir a empresa que administra. Tudo, é claro, armado por Lázaro (João Vicente de Castro), para quem Diana não dá a mínima, mesmo sabendo da paixão que o empresário nutre por ela.

Trata-se de mais uma maneira que a autora, Maria Helena Nascimento, encontrou para amaciar a vilania de Diana. É certo que a mocinha de Nathalia Dill não sofre rejeição, mas Julia encontra em Diana um polo oposto forte o suficiente para dividir a torcida do público. E Alinne Moraes, sem dúvida, contribui para essa identificação.

A virada da personagem trouxe uma exposição positiva ao trabalho de Alinne. Nas nuances sutis da personagem, que mistura impetuosidade com arrogância, passando pelo verdadeiro sofrimento de ter sido a responsável pela ruína da própria família ao trair Gui com Léo, a atriz conseguiu encontrar o tom exato da interpretação de Diana.

Só para título de comparação, ela não repete o histrionismo de outra vilã a que deu vida, Maria Silvia, de Duas Caras (2007), nem chega perto da doçura de Lívia, a mocinha de Além do Tempo (2015), outro bom momento de sua carreira.

Ao pedir para mudar de personagem, Alinne Moraes certamente deve ter enxergado os potenciais dramáticos que Diana possibilitaria. Foi uma troca acertada e, no ritmo que anda a história, não é nada difícil o público começar a torcer para que a antagonista tenha um final feliz digno de mocinha. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.